Rui Costa e João Noronha Lopes, candidatos à presidência do Benfica, estiveram esta quinta-feira num debate transmitido por RTP Notícias, SIC Notícias, CNN Portugal e CMTV
Corpo do artigo
O que deve procurar o Benfica?
Noronha Lopes: "Já tivemos treinadores de projeto. Há uma diferença entre manter sem resultados ou despedir à primeira. Ter cinco treinadores em quatro anos, como é que podemos ganhar, Rui? Esta direção contratou 17 titulares em quatro anos e 19 que nunca se impuseram. Gastámos 400 milhões. Ganhámos um campeonato, tivemos cinco treinadores. Qual é a avaliação que se faz deste mandato, Rui? Só pode ser negativa. Não vamos desviar as atenções do essencial. Desportivamente, como presidente, falhou. Não é falar de benfiquismo, é de resultados. A avaliação é com José Mourinho: vamos sentar-nos e ver o que o plantel precisa."
Rui Costa: "Se me diz que o Roger Schmidt tinha de ser despedido... já percebi que a estratégia tinha mudado. Manteve Jesus, perdeu tudo e, no ano a seguir, ganhou. Depois diz que Schmidt tinha de ser despedido no fim da primeira época, não lhe dando margem de continuidade."
Noronha Lopes: "Um treinador, face aos maus resultados, sai. Mas não é ser despedido à quarta jornada. Isto é má planificação."
Como lidar com grupos organizados de adeptos?
Noronha Lopes: "Não há grupos de adeptos de primeira ou de segunda. Todos os que estiverem para apoiar são bem-vindos, passa-se com todos. Os que não estiverem, não são bem-vindos, quer estejam no topo ou na bancada central."
Rui Costa: "O Benfica não tem nenhuma claque organizada, são todos Red Pass. É natural que, naquela zona do estádio, haja mais situações, e essas pessoas são penalizadas. Têm de ser punidas as pessoas que fazem algo de errado, não é um grupo que é punido."

