O médio Bruno Guimarães assume, em exclusivo a O JOGO, a existência da sondagem das águias e mostra-se agradado com a possível mudança para Portugal
Corpo do artigo
Cobiçado também por Atlético de Madrid e Flamengo, o futebolista de 22 anos do Athletico Paranaense diz-se conhecedor do clube da Luz e elogia... Gabriel e Taarabt, a sua potencial concorrência.
À espera da oficialização de propostas, Bruno Guimarães diz preferir a Europa e quer resolver rapidamente a sua situação.
"Quero jogar e evoluir. Tem de ser uma equipa onde possa jogar e não para ficar no banco"
O Benfica está interessado na sua contratação. Está já a par disso?
- Sim, há muitos clubes sondando, como o Benfica ou o Atlético de Madrid. Mas até agora são só sondagens, vamos ver o que pode acontecer.
Como vê esse interesse? O Benfica seria um bom clube para o seu futuro?
- Sim, com certeza. É uma grande equipa, líder no campeonato e vai à Liga dos Campeões.
O que conhece do Benfica?
- Sei que é uma grande equipa, muito forte e que disputa sempre os títulos em Portugal. Venho acompanhando ao longo do tempo, mas este ano não pude assistir muito aos jogos do Benfica, porque o Athletico Paranaense teve um calendário muito apertado, a jogar domingo, quarta, sábado... Por isso, esta época acompanhei pouco. Mas sei que tem jogadores como Gabriel ou Taarabt, são grandes futebolistas.
Atualmente são precisamente os dois jogadores que atuam na sua posição no onze do Benfica. São concorrência difícil caso a sua transferência para Portugal se concretize?
- Sim, é verdade. Mas gosto deles, porque são grandes jogadores. É sempre bom acompanhar jogadores dessa qualidade. Ficamos atentos.
"Quero chegar à seleção principal do Brasil, disputar a Liga dos Campeões e vencer títulos na Europa"
Além de Benfica e Atlético de Madrid na Europa, a Imprensa brasileira tem falado também do interesse do Flamengo. Qual a sua preferência? Admite continuar no Brasil ou prefere a Europa?
- A minha prioridade é o futebol europeu. Há sondagens do Benfica e de outros clubes como o Atlético de Madrid. Temos de esperar para ver o que passa a oficial para decidir o melhor para mim e para o Athletico Paranaense. Mas tem de ser uma equipa onde possa jogar e não para ficar no banco.
O Benfica seria bom para esse cenário?
- Quero jogar e evoluir e o Benfica seria uma boa equipa para isso. Além disso, vi também a entrevista que o presidente deu a falar sobre uma possível parceria com o Benfica [a O JOGO]. Vou conversar com ele esta semana para saber o que pode acontecer, para tentar decidir o meu futuro o mais rápido possível.
Apesar de admitir essa parceria com o Benfica, o presidente, Mário Celso Petraglia, pretende muitos milhões pela sua venda. Tem a noção de que é um jogador caro?
- Creio que isso é uma coisa boa. É uma valorização e uma consequência de tudo o que venho apresentando em campo. Eu e os meus companheiros conquistámos três títulos para o clube e é muito bom ver essa avaliação e esse reconhecimento.
Será difícil escolher o futuro?
- São muitas sondagens e tenho de pensar. Quando aparecerem propostas oficiais vamos sentar e ver a melhor escolha.
"Sei que o Benfica tem futebolistas como Gabriel ou Taarabt. Gosto deles porque são grandes jogadores"
"Sinto-me mais confortável como 8"
Alvo das águias para reforçar o plantel de Bruno Lage, Bruno Guimarães garante ser um jogador versátil e que pode assumir diversas posições no meio-campo. E enquanto espera por uma definição do seu futuro, diz pensar apenas na seleção pré-olímpica.
Como se apresenta enquanto jogador? Sendo um médio-centro, em que posições pode atuar?
- Posso jogar como 6, 8 ou até um pouco como 10. Mas onde me sinto mais à vontade é como 8. Já joguei até ao momento nas três funções pelo Athletico Paranaense, mas é como 8 onde me sinto melhor e mais confortável.
Quais são as principais ambições que definiu para o seu futuro como futebolista?
- Quero conquistar muitas coisas na minha carreira. Quero chegar à seleção principal do Brasil, quero disputar a Liga dos Campeões e vencer títulos na Europa.
A partir de dia 3 de janeiro tem de se apresentar na seleção olímpica, que vai lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos. É um grande objetivo ou admite ser dispensado?
- Agora vou descansar alguns dias, falar com o presidente para saber se entretanto há alguma coisa de concreto e depois vou apresentar-me na seleção, dia 3. O objetivo agora é dar o melhor pela seleção olímpica e tentar conquistar uma vaga para Tóquio, depois o resto se verá o que pode acontecer.
11659438
Colchoneros a perderem gás
Com direito de preferência por Bruno Guimarães, assegurado aquando da contratação do lateral-esquerdo Renan Lodi, no início da época, o Atlético de Madrid hesita, porém, agora em relação a um avanço definitivo pelo centrocampista de 22 anos. Obrigado a gerir os investimentos devido aos regulamentos do fair-play financeiro - a contratação de João Félix, por quem pagou 126 milhões de euros, ajudou a fazer disparar os custos -, o clube espanhol perde agora gás na corrida. "Segundo me disseram os meus representantes, a situação com o Atlético de Madrid deu uma "esfriada"", admite o médio.
DADOS
43 jogos - Em 2019, ano no qual foi eleito o melhor médio do Brasileirão, Bruno Guimarães fez 43 jogos, 41 como titular.
10 golos - Nas duas últimas temporadas, nas quais foi indiscutível no Furacão, o centrocampista marcou dez golos.
Quatro títulos - Bruno Guimarães conquistou pelo Athletico Paranaense quatro títulos nos dois últimos anos.
Altura: 1,82m - O médio pretendido pelas águias para concorrer com Gabriel e Taarabt mede 1,82 metros e pesa 74 kg
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/12/oj_bruno_guimaraes_20191230154930/hls/video.m3u8