Pedro Xavier, Abreu e Carvalho, nomes ligados ao emblema vitoriano, aplaudem a qualificação europeia e não escondem a ambição de a equipa terminar no quinto lugar
Corpo do artigo
Passados 24 anos, o Vitória voltou a garantir, pelo segundo ano consecutivo, presença nas competições europeias, tal como aconteceu entre 1996 e 1999 e entre 1987 e 1989. Agora, sob o comando de Moreno Teixeira, o feito volta a ser alcançado pela 19.ª vez na história, numa época atribulada, que até chegou a fazer alguns adeptos duvidarem desta possibilidade.
Pedro Xavier lamentou as lesões ocorridas ao longo da época que prejudicaram o rendimento do clube, já Carvalho salientou a importância de Varela. Abreu apelou à renovação do treinador Moreno.
Um deles foi Pedro Xavier. "Sinceramente, cheguei a duvidar. Houve momentos em que estivemos muitíssimo bem, mas depois também tivemos uma quebra acentuada de maus resultados. Felizmente, essa situação inverteu-se e, estes três últimos jogos, transferiram o Vitória para um lugar compatível com o seu estatuto. Fiquei bastante satisfeito com essa situação", começou por dizer o antigo presidente da Assembleia Geral dos vitorianos, que acredita que as lesões foram um sério problema ao longo da época. "Houve algumas contrariedades, nomeadamente algumas lesões, que afetaram um bocadinho o núcleo base da equipa e o Vitória ressentiu-se, sobretudo se aliarmos a isso o facto de ser uma equipa jovem", atirou.
Até ao final da temporada, ainda há dois jogos por disputar - frente ao Gil Vicente em casa e diante do FC Porto no Dragão - e o quinto lugar é a nova meta estabelecida. "A temporada ainda não acabou. Se o Vitória conseguir ficar em quinto lugar, depois de ter andado um bocadinho com altos e baixos, acaba por cumprir o objetivo principal. Seria difícil fazer melhor, tendo em atenção, digamos, o contexto financeiro em que o clube se encontrava", rematou Xavier.
Feito: o Vitória garante, pela 19.ª vez, uma presença nas provas da UEFA
Com uma opinião idêntica, Carvalho, ex-jogador do Vitória, acredita que o regresso do guarda-redes Varela foi preponderante para os números atuais. "Era obrigatório ganhar o jogo de ontem [anteontem, domingo], o objetivo número um era a vitória e, por isso, jogou-se com crença, imaginação e agressividade. A partir do momento em que o Varela entrou, e não estou a desprezar o Celton Biai, as coisas correram melhor. O Vitória vinha de seis jogos sem ganhar - cinco derrotas e um empate -, e com o regresso do Varela frente ao Marítimo as coisas resolveram-se", analisou, sem se esquecer de enaltecer o trabalho feito pelo treinador. "No início do campeonato, a aposta no Moreno não era do agrado de toda a gente, mas eu sempre concordei com isso. A Direção do Vitória acertou na equipa técnica. É um feito inédito no clube devido ao plantel que o Vitória tem, com muitos jogadores da equipa B, conhecidos do Moreno e, nesse contexto, é uma época espetacular. Afinal de contas, os santos da casa também fazem milagres", atirou.
16363295
O reconhecimento do trabalho feito por Moreno também esteve bem presente nas palavras de Abreu, também ex-jogador. "Contra todas as expectativas, o Vitória qualificou-se para a Europa; claro que a equipa, com todo o respeito que tenho por todos os profissionais, tem algumas limitações, mas eu sempre disse que o presidente fez muito bem em apostar no treinador Moreno. Temos um treinador que é da casa e que fez um excelente trabalho; acho que era urgente a Direção do Vitória pensar na renovação de contrato, se é que ainda não o fez, também para lhe dar alguma estabilidade para ele poder preparar a equipa para a próxima época."
Mikel Villanueva avaliado na quarta-feira
Depois da vitória em Vila do Conde (0-1), que culminou em mais uma qualificação para as competições europeias, o plantel do Vitória volta na quarta-feira ao trabalho para preparar o desafio diante do Gil Vicente. No regresso, o central Mikel Villanueva será reavaliado pelo departamento médico vitoriano, depois de ter saído com queixas do encontro frente aos vilacondenses. O jogador, 30 anos, tem sido um dos mais utilizados por Moreno, somando, até agora, 33 jogos. O internacional venezuelano soma um golo e uma assistência.
16363309