V. Guimarães aponta que "o atual estado do futebol em Portugal é alarmante" e apela a uma "utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia" na arbitragem
Corpo do artigo
O V. Guimarães manifesfou este sábado a sua preocupação com o “ambiente de suspeição que afeta o futebol português”, falando num clima “alarmante” através de comunicado.
Após as críticas feitas pelo Benfica à arbitragem na sequência na derrota para o Sporting na final da Taça de Portugal, o emblema vimaranense apela a uma utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia VAR e, acima de tudo, que a FPF e a Liga liderem um processo que faça do futebol nacional “um exemplo de valores e profissionalismo”.
Leia o comunicado na íntegra:
“O atual estado do futebol em Portugal é alarmante e só pode ser revertido com o fomento de boas práticas e princípios. A promoção do desportivismo deve ser comum a todos os agentes desportivos, alicerçada em valores como respeito, excelência e transparência, fundamentais para uma competitividade saudável e exemplar.
O ambiente de suspeição que afeta o futebol português prejudica todos os envolvidos, enfraquece a credibilidade das competições e limita o seu potencial. Problemas como a dualidade de critérios em decisões de arbitragem e o uso inadequado de tecnologias como o VAR continuam a fragilizar o princípio da equidade. Apelamos por isso a uma utilização mais rigorosa e transparente da tecnologia, que garanta justiça e confiança em todos os jogos.
Desde o primeiro minuto do primeiro jogo oficial de uma época até ao último de uma final da Taça de Portugal, cada jogo e decisão devem refletir valores de desportivismo e justiça. Numa fase de reformas importantes, como a centralização dos direitos televisivos, o futebol português precisa de ser mais do que talento em campo; deve ser um exemplo de valores e profissionalismo.
Apelamos ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ao Presidente da Liga Portugal, como responsáveis máximos do futebol nacional, para que liderem este processo com determinação, compromisso e imparcialidade, traçando um caminho íntegro e competitivo.
Reafirmamos o nosso compromisso com a verdade desportiva e um futebol mais justo, transparente e exemplar, digno de ser um motivo de orgulho nacional e referência a nível global.
Direção do Vitória Sport Clube”.