Nuno Presume trabalhou com reforço do Sporting: "Biel não é um Pedro Gonçalves"
Antigo treinador-adjunto do Bahia alerta que o avançado tem atravessado alguns problemas físicos nos últimos anos e que vai precisar de tempo para se impor nos leões
Corpo do artigo
Biel chegou ao Bahia em janeiro de 2023, numa altura em que Nuno Presume era treinador-adjunto de Renato Paiva na equipa brasileira. O técnico, de 55 anos, trabalhou de perto com o reforço dos leões e, por isso, conhece o extremo brasileiro como poucos em Portugal.
“É um jovem jogador com capacidade para sair no um contra um. É muito rápido, a capacidade de aceleração é muito boa num primeiro momento. É um jogador que joga preferencialmente da esquerda para dentro, na procura de poder finalizar e na procura de poder assistir para que outros possam finalizar. É um jogador de baixa/média estatura, agressivo do ponto de vista ofensivo, menos agressivo do ponto de vista defensivo. Acredito que possa caber no plantel do Sporting. Se não tiver lesões será mais fácil para ele cimentar a sua posição. Ele teve alguns problemas no decorrer destas duas épocas", afirmou.
Presume acredita que Biel não tem muitas semelhanças com Pedro Gonçalves e diz que no Sporting não há ninguém com as características do brasileiro: “Eu já ouvi algumas e já li algumas comparações com o Pedro Gonçalves. Não me parece que tenha assim tantas características do Pedro Gonçalves, porque o Pedro Gonçalves está perfeitamente adaptado, tem um critério excecional no Sporting, na definição no último terço... O Biel terá que procurar essa definição. O Pedro Gonçalves tem uma colocação de bola muito boa também na meia distância. O Biel irá treinar para melhorar também nesse aspeto. Não vejo um jogador com características similares ao Biel no plantel do Sporting neste momento."
Por fim, alertou que o canarinho vai precisar de tempo para se impor: "Acredito que a primeira etapa é de adaptação, a segunda é de consolidação da sua forma física para que não tenha lesões. A partir daí será mais fácil lutar por um lugar. Ou seja, só numa terceira etapa é que o Biel poderá aparecer."
Biel chegou ao Sporting no último dia do mercado por seis milhões de euros, mais dois milhões em objetivos. Somou 99 jogos pelo Bahia, que já tinha uma camisola com o número 100 preparada para lhe oferecer.