Dos jogadores ainda em atividade, o camisola 21 é o segundo com mais jogos disputados pelos sadinos. Poderá chegar à liderança até ao final desta época
Corpo do artigo
Chegou ao Bonfim em 2015/2016 e rapidamente conquistou o seu espaço no conjunto setubalense. A cumprir a quinta época ao serviço do Vitória de Setúbal, Nuno Pinto deixou a sua marca nos sadinos e está cada vez mais perto de ser o jogador no ativo com mais jogos pelo clube, uma distinção atualmente atribuída a Frederico Venâncio, hoje no V. Guimarães.
O lateral-esquerdo soma 128 encontros oficiais pela turma do Sado, menos oito do que o defesa-central, e poderá subir a esta liderança ainda esta temporada. A confirmar-se o regresso do campeonato nos seus moldes normais, ficarão dez jornadas para serem disputadas, pelo que o defesa nem precisará de ser totalista para destronar o antigo colega de equipa.
Nesta lista também Zequinha surge nos lugares cimeiros. O avançado, formado na cantera sadina, ocupa o quarto lugar com 107 jogos, atrás de Costinha, médio que agora milita no Santa Clara. O capitão José Semedo surge mais atrás, com 80. Já noquadro geral, Hélio Sousa é quem lidera. O antigo capitão dos sadinos e antigo selecionador nacional nas camadas jovens fez toda a carreira no Bonfim, tendo participado em 450 jogos.
Depois de uma época marcada pela vitória contra um linfoma, Nuno Pinto está de volta às opções e poderá ultrapassar Venâncio para se tornar o mais utilizado entre os jogadores ainda nos relvados
De recordar que, em circunstâncias normais, Nuno Pinto provavelmente já seria o mais utilizado entre os jogadores ativos. Na época passada, o lateral-esquerdo viu a sua vida dar uma volta inesperada quando lhe foi diagnosticado um linfoma que o obrigou a estar longe dos relvados. O caso gerou uma onda de solidariedade, com o número 21 a ficar conhecido por todo o país e a ser aplaudido em todos os jogos disputados no Bonfim. O jogador, natural de Vila Nova de Gaia, viria a anunciar que venceu a luta poucos meses depois e cumpriu o objetivo de voltar a jogar antes do fim da época, participando nos minutos iniciais do encontro frente ao Rio Ave, na última jornada do campeonato.
Recuperado e na melhor forma física, o defesa de 33 anos participou em 12 jogos (mais três na Liga Revelação) pelo V. Setúbal na presente temporada. Estreou-se na Taça de Portugal, frente ao Águias do Moradal, mas o regresso às opções regulares chegou mais tarde, já sob o comando de Julio Velázquez.