JORNADA EM ANÁLISE - O guardião argentino está a aproximar-se dos números do antigo internacional português e campeão europeu pelos portistas
Corpo do artigo
O FC Porto igualou a quinta melhor sequência de jogos sem golos sofridos, em casa, no campeonato.
São agora sete os jogos em que Marchesín fechou a baliza e o recorde de nove dos dragões, de 1991/92 - então com Vítor Baía na baliza -, pode ser batido nas receções ao Braga e Gil Vicente.
A equipa de Sérgio Conceição até pode aspirar a bater a o recorde da prova que está na mão do Sporting, que conseguiu a proeza de só ter sofrido o golo de estreia, em casa, na 22.ª jornada, tendo cumprido uma série de 10 jogos sem encaixar golos.
Na baliza desse Sporting de 1985/86 estava aquele que era conhecido por "leão voador", o malogrado Vítor Damas. Curiosamente, não chegou para o título, tendo terminado em terceiro lugar, a três pontos do FC Porto (as vitórias valiam dois pontos, recorde-se).
Outros dados gerados pela 14.ª jornada
4 jogos a faturar
Vinícius tem a melhor sequência de jornadas consecutivas a marcar: quatro (11.ª à 14.ª). Pizzi (SLB), Fábio Martins e Toni Martínez (Famalicão), Sandro Lima (G. Vicente), e Steven Vitória (Moreirense), somam três.
5.ª assistência
A dupla assistência de Corona frente ao Tondela fez do mexicano o jogador dos dragões com mais passes para golo: cinco. Subiu a 4.º do ranking, a duas Bruno Fernandes (Sporting) e Pizzi (Benfica).
2.º penálti defendido
O guarda-redes Makaridze (V. Setúbal) defendeu o segundo penálti da época. Nesta jornada frustrou Mohammadi (Aves), depois de ter feito o mesmo a Filipe Augusto (Rio Ave, na 11.ª ronda).
11631187
35"" é o golo mais rápido
O autogolo do boavisteiro Idris - o 13.º golo na própria baliza da competição, na presente época - aos 35"", foi o tento mais rápido destas 14 jornadas. Tirou quatro segundos ao anterior mínimo de 39"" de Welinton Júnior (Aves), da 8.ª ronda.
2.º abaixo dos 1000
O Moreirense-Belenenses é o 2.º jogo da época, da I Liga, com menos espectadores: 943. É um valor que é apenas mais 122 do que o mínimo de 821 espectadores do Belenenses-Rio Ave (6.ª jornada).
9.ª chicotada
As saídas de Lito Vidigal do Boavista e a de Vítor Campelos do Moreirense fizeram subir para nove as chicotadas da época. Com a exceção do Sporting, Vidigal é o treinador que deixa a equipa em melhor posição: 9.º lugar.
11631294