Sócios encarnados vão decidir os novos regulamentos do clube, numa noite que se prevê longa
Corpo do artigo
A Assembleia Geral de Revisão Estatuária do Benfica vai realizar-se este sábado, a partir das 9h30, no Estádio da Luz. Os sócios encarnados vão ter a oportunidade de votar a proposta final de revisão dos estatutos do clube, naquele que será um processo que poderá alterar várias das normas de funcionamento do Benfica. Os associados poderão juntar-se à fila de voto até às 22h30, após o final do encontro com o Nacional, que se disputa na Luz, pelo que a divulgação dos resultados apenas deverá ocorrer após a meia-noite.
Os associados do Benfica vão poder votar antes e depois do jogo com o Nacional da Madeira, sendo que os resultados do sufrágio apenas deverão ser divulgados depois da meia-noite.
Entre as novidades, que terão de ser aprovadas com 75% de votos favoráveis, destaque para o artigo 67.º dos novos estatutos determina que o presidente do clube “terá obrigatoriamente de ter pelo menos quinze anos ininterruptos como sócio efetivo e trinta e cinco anos de idade”, sendo que, na versão atual, o presidente estaria obrigado a ter “25 anos ininterruptos como sócio efetivo”, uma alteração que poderá afetar alguns potenciais candidatos ao posto.
As Casas do clube perdem os 50 votos a que tinham direito, determina o artigo 83.º dos novos estatutos, sendo que, caso a proposta seja aprovada, as filiais mantêm o direito a 20 votos. O artigo 68.º, por sua vez, define autorização para a remuneração dos membros da Direção do clube, enquanto o artigo 50.º impede “Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Presidente da Direção, Presidente do Conselho Fiscal e Presidente da Comissão de Remunerações” de se recandidatarem a um quarto mandato no clube. Os novos estatutos decretam, ainda, que se as contas forem chumbadas duas vezes pelos sócios, a “Direção fica, de imediato, demissionária”, segundo o artigo 45.º.
A atual Direção tem sido alvo de críticas, inclusive pelo candidato derrotado nas últimas eleições Francisco Benitez, por “não apelar ao voto nos estatutos”. Um grupo de 115 sócios do Benfica deixou, na quinta-feira, uma carta na porta 18 da Luz, dirigida a Rui Costa, a apelar à aprovação dos novos estatutos, repto que nenhum elemento diretivo seguiu. “Amanhã [hoje, sábado] é dia de Benfica, das casas de Benfica, espero que estejam todos no estádio para apoiar o Benfica”, reagiu Bruno Lage quando questionado se iria votar e se a favor ou contra os estatutos.