Benfica votou este sábado os novos estatutos
Corpo do artigo
"Cabe-me dar uma palavra aos sócios do Benfica, agradecer o exercício cívico do voto. Os sócios votaram expressivamente, não deixaram nenhuma dúvida, o Benfica passará a ter novos estatutos.
Não posso deixar de dar uma palavra a todos os que contribuíram, desde o primeiro momento, para que o Benfica tivesse estes novos estatutos. Em primeira linha, o presidente de todos os benfiquistas, Rui Costa, que, no cumprimento da promessa dos órgãos sociais a que pertencemos, prometeu o procedimento de estatutos que culmina na parte deliberativa.
Foi um dia extenuante, mas foi um dia compensador. O Benfica passará a ter novos estatutos, que, a nosso ver, levam o clube à modernidade, e que permitem ter maior eficácia nos exercícios que enfrentará."
"Enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica quero congratular todos os sócios por este momento definidor para o futuro do Clube: a aprovação de novos Estatutos.
É para mim importante nesta altura sublinhar a enorme expressão democrática que presidiu a todo este processo, desde o primeiro momento, e ao longo de todo o tempo, com contributos de diferentes visões para o nosso Benfica, a par de uma ativa e empenhada participação dos sócios, num envolvimento sem precedentes na história do Sport Lisboa e Benfica.
No momento em que se cumpre uma das premissas mais importantes do mandato desta Direção, quero agradecer com particular relevância a todos os elementos da Comissão Inicial de Revisão dos Estatutos, ao antigo vice-presidente Jaime Antunes pela coordenação dos trabalhos e aos vários interlocutores de diferentes sensibilidades que contribuíram para a Proposta Global Final de Consenso.
É-me imperativo, igualmente, deixar uma palavra de significativo apreço e gratidão ao antigo presidente da Mesa, Fernando Seara, e ao atual presidente da MAG, José Pereira da Costa, pelo papel relevante que desempenharam na condução dos trabalhos que nos trouxeram até aqui, bem como a todos os sócios presentes nas diferentes assembleias gerais e cujo contributo tornou ainda mais viva a nossa discussão.
Estou convicto de que o Sport Lisboa e Benfica está, a partir de hoje, blindado por uns Estatutos mais modernos e mais robustos na defesa e na afirmação da sua essência: o seu singular traço associativo e a sua imensa glória.
No fundo, um Sport Lisboa e Benfica mais bem preparado para enfrentar e vencer os desafios do futuro.
O Benfica está de parabéns!"
O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, José Pereira da Costa, anunciou que os sócios benfiquistas aprovaram os novos estatutos do clube.
Os novos estatutos receberam uma taxa de aprovação de 91%.
Terminada a votação da proposta dos novos estatutos, José Pereira da Costa, presidente da Mesa da AG do Benfica, recusou ter sócios a assistir à divulgação dos resultados, revelando ter havido um protesto que ficou escrito em ata.
"Ao longo do dia, alguns sócios, não muitos, questionaram-me e há um protesto. Queriam assistir à proclamação dos resultados. Não podemos permitir nem o vamos fazer, apesar da insistência desse protesto, que, aliás, está lavrado. E não o fazemos por uma questão muito simples. Estiveram aqui trabalhadores até às 5h00 da manhã, depois estivemos nós e os escrutinadores, uma equipa enorme. A sala não está preparada para ter sócios e, mesmo que estivesse, tinha de ser garantida a integridade do processo deliberativo e dos votos. Foi dia de jogo e houve especiais medidas de segurança, que ainda estão em prática. Mal tenha os resultados finais e definitivos, anunciá-los-ei", afirmou, à BTV, adiantando antes das 23h30 que a contagem dos mais de 8000 votos deve demorar “menos de três horas”.
“Está tudo a correr como planeámos. Votou um bom número de sócios. Somos o maior clube de Portugal e do mundo e não sei se haverá na história um tão grande número de sócios a votar num processo deliberativo”, acrescentou.
Assembleia Geral de Revisão Estatuária do Benfica vai realizar-se este sábado, a partir das 9h30, no Estádio da Luz. Os sócios encarnados vão ter a oportunidade de votar a proposta final de revisão dos estatutos do clube, naquele que será um processo que poderá alterar várias das normas de funcionamento do Benfica. Os associados poderão juntar-se à fila de voto até às 22h30, após o final do encontro com o Nacional, que se disputa na Luz, pelo que a divulgação dos resultados apenas deverá ocorrer após a meia-noite.
Balanço até ao momento: "Está a correr muito bem. Às 9h30, infelizmente com bastante chuva, já tínhamos uma fila de sócios que está a fluir rapidamente. Há uma grande afluência, contamos com muita participação. Recebi inúmeras mensagens de sócios a congratularem-se com este exercício de poder ver o que se passa [transmissão da AG por parte do Benfica]. É um dia intenso."
Em dia de jogo: "Era uma promessa da MAG fazer esta experiência de coincidir com dia de jogo. Contamos com uma grande afluência muito perto da hora de jogo [18h00, com o Nacional], contamos com isso. A fila de votação só encerra às 22h30 para que, mesmo aqueles que não podem vir antes do jogo, possam votar depois. E não é preciso ficar aqui dentro: é entrar e votar. Não é uma Assembleia Geral de discussão, é de deliberação, por isso não é preciso estar o dia todo."
Conselhos: "Venham mais cedo por causa do estacionamento. Quem não vem ao jogo, que não venha à hora da partida votar. Não prevemos que as filas tenham mais de um quarto de hora."
Dia Internacional da Mulher: "O Benfica é uma democracia desde 1904 e as mulheres sempre tiveram participação democrática. Ainda não participavam na vida política portuguesa e já participavam na vida associativa do Benfica. As mulheres benfiquistas, celebrando o estatuto de igualdade, virão votar e levam um grande abraço da MAG."
A recolha de votos dos primeiros adeptos já arrancou e de forma rápida.
Ambiente tranquilo na entrada para o pavilhão. Cerca de sete dezenas de adeptos.
A atual Direção tem sido alvo de críticas, inclusive pelo candidato derrotado nas últimas eleições Francisco Benitez, por “não apelar ao voto nos estatutos”. Um grupo de 115 sócios do Benfica deixou, na quinta-feira, uma carta na porta 18 da Luz, dirigida a Rui Costa, a apelar à aprovação dos novos estatutos, repto que nenhum elemento diretivo seguiu. “Amanhã [hoje, sábado] é dia de Benfica, das casas de Benfica, espero que estejam todos no estádio para apoiar o Benfica”, reagiu Bruno Lage quando questionado se iria votar e se a favor ou contra os estatutos.
As Casas do clube perdem os 50 votos a que tinham direito, determina o artigo 83.º dos novos estatutos, sendo que, caso a proposta seja aprovada, as filiais mantêm o direito a 20 votos. O artigo 68.º, por sua vez, define autorização para a remuneração dos membros da Direção do clube, enquanto o artigo 50.º impede “Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Presidente da Direção, Presidente do Conselho Fiscal e Presidente da Comissão de Remunerações” de se recandidatarem a um quarto mandato no clube. Os novos estatutos decretam, ainda, que se as contas forem chumbadas duas vezes pelos sócios, a “Direção fica, de imediato, demissionária”, segundo o artigo 45.º.
Entre as novidades, que terão de ser aprovadas com 75% de votos favoráveis, destaque para o artigo 67.º dos novos estatutos determina que o presidente do clube “terá obrigatoriamente de ter pelo menos quinze anos ininterruptos como sócio efetivo e trinta e cinco anos de idade”, sendo que, na versão atual, o presidente estaria obrigado a ter “25 anos ininterruptos como sócio efetivo”, uma alteração que poderá afetar alguns potenciais candidatos ao posto.