João Pedro Sousa foi apresentado esta sexta-feira como novo técnico da equipa recém-promovida à I Liga.
Corpo do artigo
O novo treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, apontou esta sexta-feira como "objetivo macro" para o regresso do clube à I Liga a "consolidação" no escalão principal do futebol português, prometendo construir uma "equipa competitiva".
João Pedro Sousa, 47 anos, que desempenhava a função de treinador adjunto de Marco Silva no Everton, equipa que concluiu a Premier League no oitavo lugar, assinou contrato com o Famalicão, válido por duas épocas.
Este é o primeiro clube que João Pedro Sousa orienta como treinador principal, num regresso a Portugal e ao Famalicão, depois de ter passado pelo emblema minhoto em 2009/10, como adjunto do técnico Alberto Silva.
Confrontado com o facto de enfrentar o primeiro desafio como "homem do leme" e logo num emblema que regressou agora ao principal escalão do futebol português, João Pedro Sousa lembrou outros treinadores que tiveram sucesso em circunstâncias idênticas.
"São situações que já aconteceram no passado com treinadores como José Mourinho, André Villas-Boas, ou, mais recentemente, Bruno Lage. Sinto que estou preparado para um desafio com esta exigência", apontou. "Ponderei com o Marco Silva a minha saída porque o projeto do Famalicão é ambicioso e, como sou uma pessoa ambiciosa, aceitei o desafio".
Antes, o diretor do emblema famalicense, Miguel Ribeiro, descreveu o novo treinador como "o homem que se enquadra nas características do Famalicão 2019/20", revelando que lhe fez "vários desafios": "Este é o homem que vai fazer o Famalicão crescer para chegar onde queremos", concluiu.
O nome de Marco Silva também foi referido várias vezes na conferência de imprensa, com o novo técnico do Famalicão a referir que a estrutura do Everton lhe deu "muito apoio no processo de desvinculação do clube, por acreditarem que este novo projeto é ambicioso".
Watford, Hull City, ambos de Inglaterra, e Olympiacos, da Grécia, foram outros dos clubes pelos quais João Pedro Sousa passou como adjunto de Marco Silva. Em Portugal, o novo treinador dos famalicenses somou passagens por Braga, Estoril e Sporting.
O Famalicão, que confirmou a subida ao principal escalão do futebol português quando faltavam três jornadas para o fim do campeonato, ficou no segundo lugar da tabela, com 69 pontos, menos cinco do que o campeão Paços de Ferreira e mais 15 do que o terceiro classificado, o Estoril.
O arranque da pré-temporada do clube de Vila Nova de Famalicão está marcado para 1 e 2 de julho, com os habituais exames médicos. Entre 14 e 20 de julho, o Famalicão vai estagiar em Quiaios, na Figueira da Foz.
Com João Pedro Sousa, vão integrar a equipa técnica Hugo Vicente (adjunto), Manuel Santos (preparador físico), Paulo Sampaio Rifa (analista), Carlos Pacheco ("sport science") e Pedro Espinha (treinador de guarda-redes).