Palavras do treinador e posição no terreno ajudam a explicar a explosão do camisola 27. Mas há mais...
Corpo do artigo
Decisivo na receção à Juventus, jogo em que as águias avançaram rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, Rafa comprovou uma capacidade desequilibradora que, segundo apurou O JOGO, está diretamente relacionada com Roger Schmidt e tem reflexo em números que são já novos máximos na carreira do jogador de 29 anos.
Com a colocação numa posição mais central e não num dos flancos, o treinador visou explorar a velocidade de transição, característica que permite a Rafa surgir com maior frequência e perigo na grande área. Ainda anteontem, concretizou o seu bis diante da Vecchia Signora, e esteve com condições perfeitas para marcar por mais duas vezes, na mesma zona.
Esta posição até já tinha sido assumida por Rafa, de forma esporádica, mas agora é uma aposta declarada que satisfaz o jogador. Além disso, esta novidade foi anunciada por Roger Schmidt ao camisola 27, com o treinador a explicar ao pormenor o que pretendia das suas movimentações, mas sem lhe colocar amarras. A estratégia passa mesmo por dar liberdade total ao agora ex-extremo, que apreciou o esquema e a confiança do técnico.
15290436
A nova posição, inserida num modelo tático mais ofensivo e a maior qualidade do plantel sustentam também aquele que é já o melhor arranque goleador de Rafa. Os nove golos que passou a somar com o bis à Juventus superam os oito de 2019/20 e os sete de 2018/19 nas mesmas 18 partidas.
Os seus tiros certeiros renderam, além da importância ante a Juve, os triunfos ante FC Porto (0-1) e Famalicão (0-1), além de ter aberto o caminho nos êxitos sobre Maccabi Haifa (2-0) e Marítimo (5-0), sendo que os três tiros na Champions (excluindo pré-eliminatórias) até ao momento são já o seu novo máximo, ele que tinha um em 2019/20 e 2021/22.
A contribuir para este volume goleador, o segundo melhor marcador das águias na época, um golo atrás de Gonçalo Ramos, está a rematar como nunca havia feito na carreira, registando uma média de 2,43 por jogo, contra apenas 1,55 da época passada, tendo melhorado também no número de passes, nos toques na área e nos passes recebidos.
15291551