
Marcano voltou a sofrer uma grave lesão
AFP
Lesão na Reboleira afetou o ligamento cruzado anterior do joelho direito, precisamente a mesma lesão sofrida em maio de 2020 e que o afastou nove meses dos relvados.
Corpo do artigo
Iván Marcano sofreu, novamente, uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, no jogo com o Estrela da Amadora, e vai operado nos próximos dias, enfrentando uma longa paragem que poderá colocar em causa o resto da carreira do jogador, que tem contrato até 2025 com o FC Porto.
Aos 36 anos, o central vai atravessar um novo calvário, depois de ter estado nove meses sem jogar, entre maio de 2020 e fevereiro de 2021, por causa do mesmo problema.
Marcano deixou o relvado da Reboleira logo aos 8" e Sérgio Conceição, no final da partida, deu a entender que a lesão poderia ser grave. "O Marcano, Deus queira que para ele, e para mim, e para o grupo, que seja algo menos grave".
Pouco depois, o clube informava que o espanhol estava a contas com uma entorse no joelho direito, mas que seria submetido a exames complementares ontem de manhã. Os resultados acabaram por confirmar o pior cenário e Marcano terá de ser operado. A intervenção deverá ocorrer ainda esta semana - depois da zona afetada desinflamar - na Ordem de São Francisco, sob a responsabilidade da equipa de José Carlos Noronha.
O espanhol, um dos elementos mais respeitados do balneário do FC Porto, recebeu todo o apoio dos companheiros, da equipa técnica e da Direção dos dragões, ainda na Reboleira, mas está bastante abatido, como é natural, com esta nova lesão grave que terá de enfrentar numa fase já adiantada da carreira. O apoio da família será fundamental nos próximos tempos, durante o longo período de recuperação, mas Iván foi sempre um jogador muito cerebral e ponderado, pelo que não tomará qualquer decisão precipitada quanto ao seu futuro.
Para Sérgio Conceição este é, também, um duro golpe, ainda por cima numa altura em que se preparava para mudar o sistema tático e a estreia na Liga dos Campeões está à porta. Além disso, basta dizer que Marcano foi o central mais utilizado na época passada e na atual já tinha oferecido duas vitórias ao FC Porto, sendo mesmo o defesa mais goleador da história do clube. Com o mercado fechado há duas semanas, resta esperar por janeiro para contratar uma alternativa, caso seja essa a vontade do treinador, ou procurar já um jogador que esteja livre...

