Ansu Fati não reunia nenhum dos requisitos de elegibilidade
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teve no seu radar Ansu Fati, a nova estrela do Barcelona, que se naturalizou espanhol na sexta-feira, apurou O JOGO.
Mas o jogador, nascido na Guiné-Bissau, não reúne quaisquer condições de elegibilidade para representar a equipa das Quinas. Isto é, não dependia sequer da sua opção pessoal, pois não se enquadra em nenhum requisito que o habilitasse para uma chamada ao combinado de Fernando Santos.
As condições de elegibilidade para um processo de elegibilidade para a Seleção portuguesa são as seguintes: nascido no país da seleção que quer representar, um dos pais ou um dos avós ter nascido no país e depois de estar cinco anos ininterruptos no país após completar 18 anos.
A única exceção aceite pela FIFA admite a possibilidade de escolha a jogadores com o estatuto de refugiado em país estrangeiro. O que contraria a versão posta a circular através da Imprensa espanhola quanto ao facto de Ansu Fati ter preferido jogar pela "Roja", replicada em Portugal durante o dia de ontem.
11324636