Noronha Lopes visa Rui Costa: "O seu diretor desportivo era um comentador televisivo"
Declarações de João Noronha Lopes no debate transmitido esta quinta-feira pela BTV entre os seis candidatos à presidência do Benfica nas eleições de sábado, 25 de outubro
Corpo do artigo
Leia também Farioli após primeira derrota: "Concedemos dois penáltis e nada mais..."
Defesa da lista perante críticas dos adversários: "Faz confusão a muita gente que haja organização em que as pessoas chegam ao Benfica com as funções claras e em que não haja contratações do treinador ou do diretor desportivo. Aqui as contratações são definidas por uma equipa. Vão ter de se habituar porque é com esta organização que vamos ganhar. Rui Costa foi vice-presidente e diretor desportivo, se não sabe o que eles fazem, fico muito surpreendido. Nuno Gomes e Pedro Ferreira estão preparadíssimos para assumir funções. Nuno Gomes saiu do Benfica pelo próprio pé, tirou cursos de gestão desportiva, formou-se. Pedro Ferreira foi para Inglaterra, podia ter ficado em Inglaterra num grande clube, é uma grande alegria poder trazê-lo para o projeto do Benfica. Eles voltam porque vêm pelo projeto. [Dirigindo-se a Rui Costa] O seu diretor desportivo era um comentador televisivo, o Nuno Gomes teve um passado na formação, na FIFA, o Pedro Ferreira foi chief scout, estão muito mais preparados do que alguém que foi comentador televisivo. As pessoas não entraram de paraquedas, estão a desenvolver o projeto."
E acrescenta: "Vou sentar-me com José Mourinho. A estrutura que vou apresentar vai tornar Mourinho mais vencedor. Está a trabalhar com um plantel que não escolheu, Bruno Lage trabalhou com um plantel escolhido por Roger Schmidt. Não posso de estranhar que um plantel onde foram investidos 130 milhões de euros ainda apresente lacunas. Na gestão do futebol todos cometemos erros, é preciso aprender com os erros, se não aprendermos, os resultados não aparecem. Como se resolve? Com um scouting inteligente, não comprar jogadores por 30 milhões que poderiam ter chegado por 10 milhões. A formação não pode ser para vender, tem de ser para vencer. É preciso aprender com os erros do passado. Rui Costa disse "a perder, que seja assim, quase ganhámos". Fico surpreendido, porque parece que o candidato Rui Costa critica o presidente Rui Costa. O Rui Costa presidente criticou o Rui Costa vice-presidente e diretor desportivo, por ter um plantel mais velho. Quantos Rui Costas há no Benfica?".

