Arbitragens polémicas na fase decisiva na Liga 3 têm sido frequentes, segundo os varzinistas. Estupefação pela nomeação de Rui Silva para VAR pelo segundo jogo seguido
Corpo do artigo
A nomeação do árbitro Rui Silva para a função de VAR no jogo de amanhã frente ao Lourosa, a contar para a jornada 9 da Fase de Campeão da Liga 3, causou muito incómodo nas hostes varzinistas. Na jornada anterior, os poveiros perderam por 2-1 no reduto do Amarante e foram várias as decisões polémicas de arbitragem num duelo que teve igualmente Rui Silva como VAR, que também tinha estado nessa função no jogo entre os lobos do mar e o mesmo adversário, na primeira volta, no qual o Varzim se queixou.
Refira-se que há duas jornadas, o VAR do jogo Fafe-Varzim, que os poveiros perderam por 1-0, também foi muito contestado, levando o clube a publicar um vídeo de um lance de uma grande penalidade evidente a seu favor que não foi assinalada nem vista pelo VAR.
Apesar de os responsáveis varzinistas não quererem reagir publicamente a esta nomeação, segundo O JOGO apurou a escolha de Rui Silva gerou grande apreensão para um encontro que será decisivo para o Varzim, atual último classificado, frente ao líder desta segunda fase. Confrontado com o tema na antevisão da partida, o treinador Vítor Paneira reconheceu que a sua equipa técnica "tem tido o cuidado de manter os jogadores focados no jogo, esquecendo as outras coisas".
"Teremos um estádio cheio e um grande ambiente para as três equipas. É nisso que nos focamos e já não perco muito tempo com as outras questões. Temos de estar focados naquilo que nós podemos controlar e nisso os jogadores têm sido extraordinários", assegurou o líder dos poveiros que pretende ter "uma equipa ambiciosa e a defender o clube até ao último momento".
"Os jogadores têm encarnado esse espírito. É verdade que a bola começa a saltar e as pessoas esquecem-se desses pormenores e do que o Varzim passou ainda na época anterior porque querem ganhar, algo que faz parte dos varzinistas, que querem vencer sempre e querem sair desta divisão, pois já estão incomodados por estar tantos anos neste escalão. O Varzim leva muita gente a todo o lado e as pessoas fazem tudo para serem honestas e humildes, tendo uma massa associativa que acredita e que luta pelo clube até ao fim", sublinhou Vítor Paneira, considerando ainda que este será um jogo "decisivo" para o conjunto alvinegro. "A nossa equipa é jovem, quer ganhar e criou uma grande expetativa. Continuo a acreditar que temos as nossas possibilidades de lutar por um dos três primeiros lugares. Este vai ser um jogo decisivo contra uma equipa competente, que está justamente no primeiro lugar e que tem uma margem pontual que pode gerir nestes últimos jogos. Temos de ser ambiciosos como temos sido, tentando impor o nosso jogo", concluiu o treinador.
O jogo entre Varzim e Lourosa joga-se este sábado, pelas 17h30, estando garantido um grande ambiente com cerca de 5 mil adeptos, 1000 dos quais afetos à equipa visitante.