Nas duas finais disputadas, os títulos ficaram divididos: Taça de Portugal para os arsenalistas (2020/21) e Supertaça para as águias (2016). Chiquinho, Rafa, Pizzi, Ricardo e André Horta já estiveram nos dois lados.
Corpo do artigo
Braga e Benfica são adversários bem conhecidos no contexto de eliminatórias, eles que já chocaram de frente não só na Taça de Portugal como na Taça da Liga, na Supertaça e, até, por uma vez, numa decisiva meia-final da Liga Europa.
Este noite na Pedreira será escrito mais um capítulo dessa história de "mata-mata", este em apenas uma mão, o que difere de casos anteriores onde houve duplo embate.
Nas contas das eliminações, e não apenas dos triunfos parciais, arranca por cima o Braga que já eliminou os encarnados em nove situações, tendo as águias avançado em seis. Entre elas, estão contabilizados o triunfo do Braga na final da Taça de Portugal em 2020/21, assim como a Supertaça de 2016 onde a equipa da Luz superou os minhotos no jogo decisivo.
Para o Benfica, e em jogos da Taça de Portugal, esta vai ser uma estreia no que a visitas ao Braga diz respeito no seu atual estádio. Antes, nas últimas três vezes em que as águias foram a casa dos minhotos em eliminatórias resolvidas numa partida, o estádio era o 1.º de Maio. E tombaram três vezes, pelo mesmo 2-1: 1978/9, 1981/82 e 1997/98. Já em 2014/15 nesta prova mas para os oitavos-de-final e tendo a Luz como cenário, voltaram os bracarenses a atirar as águias para fora da Taça de Portugal: Aderllan Santos e Felipe Pardo marcaram e anularam o golo de Jonas no 2-1 final. Em 2019/20 repetiu-se o cenário e o resultado mas, desta feita, a favor do Benfica: Pizzi, que hoje jogará pelo Braga e Vinícius, marcaram pelas águias, que ainda viram Ferro faturar... na baliza errada. O Benfica avançou até à final, onde perdeu com o FC Porto.
Em 2016, um outro momento importante nos embates entre Braga e Benfica aconteceu em Aveiro: as águias de Rui Vitória somaram o título após um claro 3-0, com Cervi, Jonas e... Pizzi a derrubarem os minhotos.
Clássico de rivalidade esticado até à... UEFA
Em 2010/11, numa meia-final a duas mãos na Liga Europa, o Braga teve de superar as águias para atingir a partida do título. Após o 2-1 da Luz, os minhotos venceram por 1-0 na Pedreira. Já na Taça da Liga, no jogo que antecedia a final, o saldo de eliminações pende para o Braga, por 2-1, com estes a saírem-se melhor em 2012/13 (nos penáltis) e em 2020/21. O Benfica superou os arsenalistas em 2015/16. Hoje, esperam-se mais emoções, numa partida onde também se cruzam atletas que já vestiram as duas camisolase que naturalmente irão dar mais algum sal ao encontro: Chiquinho e Rafa passaram pelo Braga e agora estão na Luz, Pizzi, André Horta e Ricardo Horta estão no Minho após estar no lado das águias.