Tiago Tomás, o miúdo de Cascais, deu os primeiros passos no futebol em Carcavelos e está no meio por paixão, sem pressão ou necessidade familiar. O equatoriano, ao invés, é de origem humilde e família pobre
Corpo do artigo
A luta por uma vaga no ataque do Sporting está viva e a nova fornada da Academia dá cartas, com Tiago Tomás a sentar no banco o talentoso e já muito cobiçado Gonzalo Plata, no que se pode comparar com uma luta de classes: o menino da Linha do Estoril contra o puto de rua de Guayaquil (Equador).
Tiago Tomás, de 18 anos, está no Sporting há seis anos, tem contrato válido até 2025 e cláusula de rescisão de 60 milhões de euros
O português, de 18 anos, à primeira vista titular na vaga de Sporar dado o seu trajeto como nove, atuou - e marcou o golo da vitória à primeira oportunidade - contra o Aberdeen, mas a descair para a direita na posição do internacional equatoriano. E a aposta é, sabe O JOGO, para manter.
Tiago Tomás nasceu em Cascais e deu os primeiros passos no futebol no GS Carcavelos, seguido do Colégio Maristas, Estoril e finalmente o Sporting. Fugindo ao estereótipo de que era da rua - e da pobreza - que saíam os maiores talentos, TT vem de família com posses, está no futebol por paixão, com aplicação exemplar e, dizem, "selvagem" até pela forma total como se aplica no treino.
Mas não para cumprir os sonhos além-futebol como os de Gonzalo Plata, que usa o talento para dar uma vida melhor a uma família numerosa e sobretudo à mãe, Mónica Jiménez, que foi empregada de limpeza para sustentar os filhos depois de o pai de Plata os abandonar.
Embora o equatoriano seja dotado tecnicamente, Tomás dá outras coisas à equipa que Rúben Amorim quis perceber melhor ainda em 19/20: velocidade, desmarcações, ferocidade, nervo, instinto. Características que o 19 ganhou a jogar em escalões acima do seu, com os mais velhos e fortes que ele, e a aperfeiçoar-se a ver vídeos no Youtube de Thierry Henry, Mbappé e Aubameyang.
Está já na primeira linha das opções de Amorim e há meses que a Unidade de Performance trabalha para potenciar o seu físico, ganhando massa muscular e robustez para ser melhor no choque.