Avançado brasileiro está em grande forma e já vai em dez golos apontados pelos vila-condenses. No campeonato, é o terceiro melhor marcador, atrás de Gyokeres e Samu
Corpo do artigo
O avançado Clayton Silva marcou mais dois golos pelo Rio Ave e foi determinante no triunfo, por 2-1, sobre o Nacional, ameaçando tornar-se no jogador com melhores números numa só época na história dos vila-condenses. Essa marca pertence ao iraniano Mehdi Taremi, que apontou 21 golos em 37 jogos nas diferentes provas da temporada 2019/20, superando na altura os 20 golos apontados por N’Habola, na longínqua época de 1982/83. Agora, Clayton, com 18 partidas realizadas, já vai em dez golos, nove no campeonato e um na Taça de Portugal, pelo que pode sonhar com essa marca, sendo certo que precisa apenas de marcar mais três vezes para conseguir o melhor desempenho da carreira, alcançado no Casa Pia, na temporada anterior.
O recorde de golos de um jogador com a caravela ao peito no escalão principal foi estabelecido pelo iraniano, mas pode ser batido esta temporada pelo ponta-de-lança emprestado pelo Vasco da Gama.
O ponta-de-lança de 25 anos ganhou uma tremenda importância nos Arcos, uma vez que tem quase 50 por cento dos 22 golos que a equipa marcou em 18 encontros. Aliás, na atual edição da I Liga, tendo marcado nove golos, o avançado do Rio Ave apenas é superado pelo sportinguista Gyokeres (18) e pelo portista Samu (13), prometendo pelo menos animar a luta do pódio de goleadores. Ficam também as semelhanças de Clayton com Carlos Vinícius, outro goleador canarinho que brilhou no Rio Ave em 2018/19, com 14 golos em 20 jogos, e que representa agora o Fulham.
Clayton está cedido pelo Vasco Gama, mas o Rio Ave tem opção de compra sobre os direitos desportivos do jogador. Em março de 2024, o emblema brasileiro pagou cerca de 3,5 milhões ao Casa Pia por 70 por cento do passe do goleador