Alex Sandro foi titular contra o Schalke 04 e capitaneou a equipa desde o início, passando depois a braçadeira a Helton, o mais antigo no plantel
Corpo do artigo
É em português com "sotaque" que se pronuncia a palavra capitão no balneário do FC Porto. A hierarquia está definida com Maicon e Alex Sandro a substituírem Jackson e Danilo na responsabilidade de usar a braçadeira. Helton, o elemento mais antigo do plantel, mantém o estatuto, mas com uma nuance importante: pelo que se viu na partida com o Schalke 04, Lopetegui não se importa que um guarda-redes seja capitão em campo. Foi o que aconteceu nos oito minutos finais do nulo com os alemães: mesmo com Maicon em campo foi ao guarda-redes que Alex Sandro entregou a braçadeira quando foi substituído por José Ángel.
Se dúvidas houvesse, ficaram dissipadas. Alex Sandro entrou na hierarquia dos capitães do FC Porto, tal como O JOGO avançou. Contra o Borussia Moenchengladbach, o lateral já tinha usado a braçadeira durante alguns minutos - após a saída de Maicon - e agora estreou-se com ela no braço na condição de titular. Maicon e Helton começaram no banco e coube ao lateral esquerdo a responsabilidade de capitanear a equipa.
Visivelmente mais confiante e solto, o lateral, que vai renovar contrato, partiu para uma grande exibição, dando o exemplo pela entrega. Aos 82", já com algumas cãibras, foi substituído por José Ángel e antes de sair foi entregar a braçadeira a Helton. Maicon também estava em campo, mas Lopetegui deu indicações para que fosse o guarda-redes a assumir o estatuto. O central, porém, será o primeiro da hierarquia.