
Rui Borges
AFP
Conceituado jornal desportivo francês foi saber mais sobre o treinador do Sporting, hoje adversário dos parisienses
O jornal desportivo francês L'Équipe publica, esta terça-feira, uma reportagem sobre Rui Borges, treinador do Sporting que hoje vai defrontar o PSG na Liga dos Campeões. O passado do agora treinador como jogador também foi revisitado.
"É muito melhor treinador e amigo do que jogador", referiu José Luís, que partilhou balneário com Rui Borges no Mirandela, na época 2009/10.
"O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas. Tinha também outras características que mantém hoje: o facto de ser um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo o facto de ser uma pessoa muito positiva. Acredita verdadeiramente em si próprio e nas suas ideias. Acredita sempre que é possível inverter uma situação. Trabalhou toda a carreira de treinador para um projeto como o do Sporting e, agora, não tenho qualquer dúvida de que continuará a ter sucesso no clube e fará parte dos melhores do Mundo", explicou Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela.
O conceituado diário fez um retrato da carreira de Rui Borges: "Nunca saboreou a elite como jogador. Dezassete épocas na sombra, sem nunca ultrapassar a segunda divisão portuguesa. Uma trajetória modesta, quase invisível, que contrasta com o lugar que ocupa hoje. Aos 44 anos, Rui Borges tornou-se o homem forte do Sporting, que conduziu à dobradinha na época passada, algo que o clube lisboeta não conquistava desde 2002", lê-se.
Falando numa "ascensão metódica" e numa "grande confiança nele próprio", o L'Équipe recorda que o treinador português "enfrentou alguma desconfiança" quando chegou a Alvalade.
"Voltou ao seu sistema esta época. Com um estilo de jogo atrativo (50 golos marcados em 18 jogos do campeonato) e resultados convincentes, apesar dos sete pontos que atualmente separam o Sporting (2.º) do líder FC Porto. Sob o seu comando, os leões venceram, nomeadamente, três jogos consecutivos em casa na Liga dos Campeões, algo que nunca tinha acontecido", acrescenta.
O Sporting-PSG conta para a sétima e penúltima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões e está agendado para as 20h00 desta terça-feira, em Alvalade.

