No dérbi, FC Porto pode completar um ano sem perder no campeonato: não há igual na Europa

.
Ivan Del Val/Global Imagens
O Paços de Ferreira, com a ajuda de um golo do agora dragão Bruno Costa, foi a última equipa a derrotar os portistas. Desde 30 de outubro de 2020 que soma sempre pontos, um registo sem igual na Europa
O FC Porto pode cumprir no sábado, dia de dérbi da Invicta, 365 dias sem perder no campeonato nacional. Um ano sempre a somar pontos, num registo sem igual em toda a Europa que a equipa vai procurar confirmar - e alargar - na receção ao vizinho Boavista (17 horas).
Quem mais se aproxima dos portistas é o Dínamo de Kiev, derrotado pela última vez em novembro do ano passado. Contudo, os ucranianos disputaram 29 partidas desde então, enquanto que a formação orientada por Sérgio Conceição já vai numa série de 37, na qual somou 28 triunfos e nove empates [93 pontos conquistados].
Mais nenhum clube na Europa está sem perder em 2021.
Por cá, o Sporting mantém-se invicto esta época e até podia ter um registo ainda melhor do que o do FC Porto não fosse a (única) derrota, frente ao Benfica, na parte final de 2020/21.
Na última vez em que os portistas tombaram, a 30 de outubro do ano passado, o Paços de Ferreira venceu (2-3) com o terceiro golo a ser assinado por... Bruno Costa, de grande penalidade. "Esse foi o pior jogo que orientei desde que estou no FC Porto. Houve muita coisa má. Pior do que aquele jogo acho difícil de acontecer", admitiu em tempos Sérgio Conceição.
A verdade é que desde então não mais perdeu, embora os pontos conquistados nos 28 encontros que se seguiram relativos à época passada não tenham sido, como se sabe, suficientes para conquistar o título. Assim como os nove invicto na atual campanha não são suficientes para liderar o campeonato. Uma vitória no dérbi de amanhã não só confirmará um ano sem perder como poderá abrir caminho para o primeiro lugar, desde que o Benfica não vença no terreno do Estoril.
Entre as equipas que disputam os cinco melhores campeonatos - o de Portugal é o sexto do ranking - destaque para o Liverpool e para o Nápoles, separados por um mês. Os ingleses estão há 20 partidas sem perder, desde 7 de março, os italianos seguem há 19 jogos invictos numa série que começou em abril.
