Encarnados, que ainda podem chegar à Liga Europa, igualaram a série de três eliminações seguidas na competição. O rival FC Porto tem maior aproveitamento, pois passou cinco vezes em oito.
Corpo do artigo
O empate a duas bolas com o Leipzig, na Alemanha, ditou a eliminação do Benfica da Liga dos Campeões, algo que sucedeu sete vezes nas últimas dez participações. Apenas com três qualificações para os oitavos de final (eficácia de apenas 30 por cento), o emblema da Luz, que chegou uma vez aos "oitavos" e duas aos quartos de final, é claramente quem apresenta o pior rendimento entre os clubes "residentes" na Champions, ou seja, que contam com pelo menos oito presenças na fase de grupos na última década, na qual o Benfica esteve sempre na liga milionária.
Nas três qualificações asseguradas neste período, a formação benfiquista ficou numa ocasião nos oitavos de final, chegando duas vezes à fase seguinte, os "quartos"
Ainda com o futuro por definir, como Chelsea e Dortmund nesta lista de mais presenças, o Shakhtar, orientado por Luís Castro e antes por Paulo Fonseca, é quem mais perto está do Benfica, para já com quatro qualificações. Se cair este ano, o campeão ucraniano fica-se por um aproveitamento de 44,4 por cento, enquanto, se garantir os "oitavos" - está no segundo posto e recebe a Atalanta, que está no último lugar do grupo -, sobe essa produção para os 55,6 por cento.
Com oito participações no período contínuo do Benfica, o FC Porto mostra-se claramente superior, pois seguiu em frente em cinco ocasiões (62,5 por cento de aproveitamento), tendo chegado por três vezes aos oitavos de final e duas aos "quartos". Já o Benfica, que vai na terceira eliminação consecutiva da Liga dos Campeões mas pode aspirar ainda ao acesso à Liga Europa, igualou a série negativa entre 2012/13 e 2014/15, na qual chegou duas vezes à Liga Europa e caiu uma vez em definitivo das provas da UEFA.
Real Madrid, Barcelona, Bayern (dez participações), Manchester City (nove), PSG e Juventus (oito) são também "residentes" na prova, sendo que apenas os três primeiros são totalmente eficazes, seguindo sempre em frente.
11564770