Já esta temporada, o encontro entre Nacional e Benfica foi interrompido aos nove minutos devido ao nevoeiro
Corpo do artigo
O encontro entre o Nacional e o FC Porto, agendado para esta sexta-feira às 18h00, está sob ameaça devido à previsão de nevoeiro na Choupana, um cenário recorrente no futebol português.
Segundo o meteorologista Vítor Prior, do Observatório Meteorológico do Funchal, ouvido pela Rádio Renascença, o nevoeiro pode influenciar. “A previsão não é a melhor, aponta para que a base das nuvens esteja mais ou menos à cota do estádio do Nacional, cerca de 600 metros. O vento previsto é fraco ou moderado, mas do rumo mais crítico, o sudoeste, o que torna frequente a formação de nevoeiro", afirmou no programa Bola Branca.
“Neste momento, é improvável que a previsão venha a melhorar. As condições não são favoráveis para o período do jogo, especialmente depois das 18h00”, acrescentou Vítor Prior.
Há muito que especialistas indicam que um horário mais cedo reduziria a probabilidade do jogos na Choupana serem afetados pelo nevoeiro. “Provavelmente, mais cedo seria mais adequado. Para depois das seis da tarde, a previsão não é favorável”, concluiu o meteorologista.
Recorde-se que já esta temporada, o encontro entre Nacional e Benfica foi interrompido aos nove minutos devido ao nevoeiro, sendo posteriormente adiado e concluído no dia 19 de dezembro, com uma vitória dos encarnados por 2-0.
Caso o encontro não possa ser realizado, tudo indica que será reagendado para sábado. Os regulamentos da Liga Portugal determinam que partidas adiadas ou interrompidas por motivos de força maior sejam disputadas ou concluídas no prazo de 30 horas. Neste contexto, foram identificados dois horários possíveis para 4 de janeiro: 12h45 ou 15h30.
Além disso, a pressão sobre o calendário é evidente. Na próxima terça-feira, dia 7, está marcado o clássico entre FC Porto e Sporting, a contar para a Taça da Liga, o que reduz ainda mais a margem para alterações na agenda dos portistas.