Neto: "O Sporting é um clube que gosta de ganhar bem, de ganhar justo e sem desculpas...".."
Declarações de Neto numa entrevista à Sporting TV
Corpo do artigo
Dimensão real do Sporting: "O Sporting é um clube diferente, é um clube especial, com características muito particulares, é um clube que gosta de obedecer a certos valores, é um clube que gosta de ganhar bem, gosta de ganhar justo, gosta de ganhar em campo, gosta de ganhar sem qualquer tipo de subterfúgios, ou seja, sem qualquer tipo de desculpas, e é um bocadinho, talvez até a história deste campeonato nosso, acho que o maior garante daquilo que conquistámos foi as palavras dos treinadores com quem jogámos, as palavras dos adversários, as palavras de uma série de gente que disse que o Sporting foi melhor. Acho que as vitórias do Sporting são muito assim. Vamos percebendo que é possível ganhar de maneira diferente. É possível ganhar com os valores do Sporting e acho que é talvez isso que levo mais daqui, não fugir do caminho, a mesma equipa e a mesma estrutura que não ganha e que fica em quarto lugar é possível a mesma ganhar e ficar em primeiro lugar, é possível saber ganhar, é possível fazermos a festa que fizemos no Marquês, sem qualquer tipo de incidência, o respeito cívico. É um bocadinho isto do que significa o Sporting, de geração em geração, toda esta Juventude que respira Sporting. Talvez no início não tivesse a noção desta dimensão do que é que abrange o Sporting, não só a nível desportivo, mas também a nível de sociedade civil e agora no final com as festas que tivemos, com tudo que tive de a nível institucional, tudo que visitei, tudo o que conheci, o museu , é história incrível de um clube tão grande como os maiores da Europa."
Superar desafios: “Quando cheguei, pensava: ‘se em três anos conseguir ser uma vez campeão, seria algo histórico',. Estávamos há 18 anos sem sermos campeões nacionais, acho que partiu muito daí tudo aquilo que está aqui representado, tem muito a ver com a crença, o penar, estamos aqui para fazer algo diferente e, sinceramente, penso que atingimos com muito mérito. Acredito que num futuro próximo estarão muitas mais taças aqui conquistadas pelo futebol profissional."
Foco total do grupo este ano: “Sem qualquer tipo de dúvida. Eu acho que depois acaba-se por criar algumas interações uns com os outros, que é, estamos atentos a tudo, estamos atentos a tudo que se diz, e depois é algo que, quando nós ganhamos mais vezes, quando nós somos declaradamente a melhor equipa no campeonato, depois começa a surgir, começamos a ter também o trabalho de que o ego não apareça de uma forma desmesurada, de uma forma com grande amplificação, ou seja, para nós. Acredito que mesmo isso, os jogadores que tiveram muito impacto este ano, o Vítor Gyokeres, os jogadores que vieram, que tiveram muito impacto até com os adeptos, conseguiram ser sempre eles, iguais a que foram desde o primeiro dia, mesmo com a quantidade de golos, com a quantidade de assistências, com as vitórias que nós íamos tendo, com a quantidade de elogios que ia circulando nas redes sociais, com a comunicação social, ou seja, toda a gente se conseguiu manter igual e perceber que só poderíamos descansar, ou nem aí, porque depois nós fomos campeões e tínhamos ainda recordes para bater no jogo com o Estoril."