Goleador de 40 anos está no topo dos artilheiros das segundas ligas europeias
Corpo do artigo
Aos 40 anos, Nenê está melhor do que nunca. Igualou o recorde de golos da carreira (25), tornou-se no jogador mais velho a marcar na II Liga portuguesa (40 anos, sete meses e 15 dias, superando Silas por um dia), estabeleceu um novo máximo de jogos consecutivos a marcar (12) e, agora, ameaça tornar-se no melhor marcador dos segundos escalões europeus. Neste mometo, nos campeonatos secundários dos países que ocupam o top-10 do ranking da UEFA, o brasileiro do Aves SAD só tem rival em Inglaterra.
No Championship, Sammie Szmodics, internacional irlandês de ascendência húngara que joga no Blackburn Rovers, também meteu a bola no fundo das redes por 23 vezes, mas em 40 jogos, enquanto as finalizações de Nenê aconteceram em 27 partidas. Ou seja, a média do melhor marcador da II Liga portuguesa é superior à do “rival”: 0,85 golos por jogo contra 0,57. Doze anos mais novo e com um ordenado anual a rondar os 850 mil euros, os números e exibições do internacional irlandês já despertaram, segundo a Imprensa britânica, o interesse de Fulham e Brentford, clubes londrinos que podem proporcionar-lhe a estreia na Premier League.
Nesta lista de melhores marcadores, o mais velho a seguir a Nenê é Brian Graham, 36 anos, jogador dos escoceses do Partick Thistle, clube de Glasgow que Jorge Cadete representou na época 2003/04. Já o mais novo tem 24 anos e disputa o escalão secundário belga com a camisola do Beveren. À beira de Nenê são todos uns meninos...