Perguntas feitas por adeptos do Aves SAD ao avançado Nenê
Corpo do artigo
Qual é o segredo para estar em forma aos 42 anos? "O segredo é profissionalismo, dedicação, descanso e tudo o que fazemos no trabalho de recuperação para chegarmos a uma idade avançada em alto nível."
O que o motiva para estar em boa forma física? "Primeiro é a paixão que tenho pelo futebol, depois, claro, a maior motivação maior que tenho na minha vida é Jesus Cristo, que me dá apoio e força para me levantar e vir fazer o que gosto. Depois é a minha família que está sempre ao meu lado a apoiar-me para fazer sempre melhor o que gosto de fazer que é jogar futebol."
Quanto anos pretende continuar a jogar? "Tenho a paixão pelo futebol mas chega um momento em que a gente começa a sentir um nível mais baixo que outros jogadores. Estou a pensar fazer o meu último ano da carreira aqui no Aves SAD. E, entretanto, fazer cursos para depois engrenar para outra área no futebol."
O que espera desta nova época? "Fazer melhor que na época passada. Houve bastantes alterações, sabemos que muitos jogadores jovens chegaram, com certeza com qualidade, e espero fazer melhor que na época passada."
O golo que lhe deu mais satisfação no Aves SAD? "O golo mais importante, digamos assim, foi num jogo com o Marítimo, na II Liga, em que estivemos a ganhar por 1-0, depois a perder por 1-2 e ganhamos por 3-2. Foi num livre em que fiz o 2-2 e depois ganhar e isso deu-nos força para conseguir os objetivos que era a subida à I Liga."
Qual o melhor jogador com que jogou? "Joguei com bastantes jogadores muito bons, que inclusive vingaram em Portugal, como o Maicon, que jogou no FC Porto, o Ruben Micael, que naquela época também estava no Nacional e foi um grande jogador, o guarda-redes Bracalli, já em Itália joguei com jogadores como por exemplo o Luca Toni, agora dos que defrontei houve um central da Juventus, o Chiellini, daqueles que se passa a bola não passa o jogador. Foram jogadores que marcaram a minha carreira."
Quão importante é a alimentação para o desempenho de um jogador? "A alimentação é tudo. Se hoje em dia não controlamos a alimentação é óbvio que você vai estar acima do peso e isso vai influenciar no campo, pois com uns quilos a mais você passa a ser mais lento e não tem tanta reação como se estivesse com o peso ideal. A alimentação em termos de carboidratos e de proteína enfim, tudo isso soma para o seu bom desempenho no campo. Acho que a alimentação é fundamental para o que fazemos no dia a dia nos treinos, quer em preparação para o início do campeonato quer para o campeonato."