O lateral-direito, ao ser totalista nos primeiros três jogos oficiais, igualou o registo de Abel Xavier de... 1993
Corpo do artigo
Há 22 anos que nenhum jogador com a idade de Nélson Semedo ou mais novo se impunha no onze titular do Benfica, logo no arranque de uma época, com tantos minutos. A última vez que alguém com 21 anos ou abaixo dessa idade acabara como totalista nos primeiros três jogos oficiais do Benfica (270") foi Abel Xavier, em 1993/94. Curiosamente, tal como Nélson Semedo, também o internacional português, nascido em Moçambique, jogou como lateral-direito, ainda a três meses de completar 21 anos.
[destaque:4748859]
O recuo no tempo leva-nos para o dia 22 de agosto de 1993. O local, o Estádio das Antas, num clássico emotivo que terminaria com um empate 3-3 e que serviu de rampa de lançamento para Abel Xavier se tornar num dos indiscutíveis do técnico Toni, ao ponto de ter disputado 33 jogos oficiais. Seguiram-se uma receção ao Estoril e uma deslocação a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar, com outros tantos empates. Curiosamente, neste arranque de época 2015/16 Nélson Semedo também defrontou os canarinhos - na estreia da Liga - e esteve em Aveiro, mas para enfrentar o Arouca. Mas os paralelismos entre o agora treinador do Aves e o jovem defesa às ordens de Rui Vitória são mais. Tal como Xavier, também Semedo fez parte da formação fora da Luz, o primeiro no Estrela da Amadora, o segundo no Sintrense. Além disso, ambos revelaram polivalência: tanto o ex-jogador como o promissor atleta das águias se adaptaram a outras funções no meio-campo.
Com as convocatórias da Seleção A e sub-21 anunciadas hoje, Nélson Semedo ainda aguarda uma eventual chamada, conforme O JOGO referiu na edição de quarta-feira, algo que colocaria o jogador num caminho ainda mais paralelo ao de Abel Xavier, 20 vezes internacional.