“Senior scout” dos dragões assume, pelo menos por enquanto, maiores responsabilidades
Corpo do artigo
A saída de José Maia, que vai regressar ao City Group, da liderança do departamento de scouting do FC Porto provocou um vazio que, para já, não deverá ser preenchido. A estrutura desportiva da SAD portista está a estudar essa possibilidade, mas ainda não tomou uma decisão. Até lá, pelo menos, a responsabilidade de todo o departamento ficará entregue a Nélson Oliveira, que desempenha, desde julho, o cargo de “senior scout” no FC Porto.
Natural de Vila Nova de Gaia, Nélson Oliveira tem 42 anos e começou o seu percurso como analista no Fátima, passando ainda, com as mesmas funções, pelo Paços de Ferreira, V. Guimarães. Em 2010/11 foi “olheiro” no Benfica. Mais tarde, já em 2015/16, assumiu o cargo de coordenador de scouting no Vitória, de onde se mudou, em 18/19 para o Olympiacos, onde trabalhou com Pedro Martins. Integrou a estrutura portista em 2021 como “olheiro” dos sub-19, reportando diretamente a Luís Gonçalves, antigo administrador.
Quanto a José Maia, tal como o nosso jornal avançou na edição online, apresentou o pedido de demissão a Villas-Boas na semana passada, embora a saída já estivesse planeada desde o início do ano.