Declarações de Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães, na antevisão do jogo com o Gil Vicente este domingo, às 20h30, no Estádio Cidade de Barcelos
Corpo do artigo
Perspetivas para o jogo com Gil Vicente: “É mais um jogo difícil, acho que na I Liga não há jogos fáceis e vamos encontrar um adversário também com a sua particularidade, principalmente a jogar em casa, onde se não me engano, já não perde há sete jogos, portanto, é uma equipa forte, tem uma personalidade, é muito bem trabalhada, tem jogadores muito interessantes, e também gosta de tentar controlar o jogo com bola e também para provocar passes. Vai ser mais um bom desafio em que o Vitória pretende chegar aos 39 pontos. Temos uma equipa que nos caracteriza, uma equipa que vai chegar ao jogo e tentar impor aquilo que é a nossa ideia de jogo e impor aquilo que é o nosso jogo. Sabemos que não vamos ser capazes de impor o nosso jogo durante os 90 minutos, então, teremos de ter a serenidade e a tranquilidade, e sabemos o que temos de fazer para sair desse momento, para sermos capazes de controlar outra vez o jogo e sermos capazes de sair do jogo com os três pontos, que é aquilo que nós pretendemos, mas vamos encontrar sempre uma equipa muito forte e, digo mais uma vez, muito bem orientada".
Com a ausência de Tiago Silva, por castigo, vai mexer na equipa? “Não, eu olho sempre como uma oportunidade. É evidente que gostamos de ter todos os jogadores aptos, para termos aquelas dores de cabeça tão boas que nós dizemos aqui. Mas estou tranquilo porque temos um plantel que trabalha diariamente e está completamente identificado com o processo. Os jogadores têm trabalhado para uma oportunidade, então vejo isso como oportunidade para outro jogador desfrutar e ser capaz de ajudar a equipa a alcançar aquilo mais uma meta que nós pretendemos, mais um objetivo que nós queremos alcançar.”
Essa possível substituição não vai quebrar dinâmica? “Não vai quebrar, porque treinamos uma ideia de jogo e treinamos com todos os jogadores e aquilo que eu posso ter. Todos os jogadores estão claramente identificados com aquilo que é o jogo. É evidente que o Tiago tem vindo a jogar mais, tem mais ritmo de jogo, mas não me preocupo com os jogadores, porque da forma como treinam, da forma como se dedicam àquilo que é o compromisso diário e vê-los a treinar aquilo que é a nossa ideia de jogo... Amanhã serei um treinador tranquilíssimo, porque quem jogar vai cumprir claramente.”
A saída de Dani Silva não vai condicionar opções? “Não. Há um sinal que é a qualidade e o potencial que este plantel tem. Acho, cada vez mais, que a equipa tem que manter-se focada naquilo que é o nosso compromisso, que é o nosso trabalho, que são as nossas metas, os nossos objetivos. Nós temos aqui mais um objetivo amanhã para alcançar que são os 39 pontos. O mercado e o futebol é isto mesmo. Nós temos de estar preparados para isso. Nós, treinadores, já dissemos que é um mês que não gostamos, mas estamos mais preparados. São situações que acontecem, saiu o Dani, gostava muito que ele ficasse, mas sabemos que é contingência do mercado. São situações que têm de acontecer, não há nenhuma equipa no mundo possa reter os seus melhores ativos, as equipas portuguesas são vendedoras. Temos jogadores que já encaram isso como uma oportunidade que já vão ter também crescer num ambiente familiar do plantel da equipa também depois mais tarde serem eles a representarem a primeira equipa. A saída de Dani também reflete o bom trabalho da formação do Vitória, principalmente, dos treinadores da academia, porque o ajudaram claramente ao percurso dele e chegar a esta altura.”
Entrada de Nélson Oliveira: “Foi mais uma oportunidade. É um jogador que desportivamente todos nós conhecemos e sabemos o que desportivamente ele pode dar. É um jogador também que encaixa no perfil de jogador de que o Vitória procura, um jogador ambicioso, também com uma mentalidade de campeão e que vai nos ajudar a sermos mais fortes e estarmos mais preparados para quem busca daquilo que são os nossos objetivos. E para ele também vai ser bom para encontrar um plantel fantástico, uma equipa com uma identidade muito bem vincada, uma equipa que também sabe receber e vai-nos ajudar a ser felizes. Conto com ele amanhã. O certificado já chegou, portanto, ele está convocado para amanhã".