Nelo Vingada diz que a tecnologia no futebol “tem andado em excesso de velocidade”
Treinador abordou a evolução tecnológica na conferência “A importância da academia na formação e sucesso de treinadores de futebol em Portugal”, organizada pela Universidade Lusófona
Corpo do artigo
O treinador Nelo Vingada, na conferência “A importância da academia na formação e sucesso de treinadores de futebol em Portugal”, organizada pela Universidade Lusófona, considerou que a evolução tecnológica “tem andado em excesso de velocidade” nos últimos anos.
“O futebol tem tido uma evolução mais rápida do que a dimensão humana nos últimos anos. A evolução tecnológica tem andado mais depressa do que devia. Enquanto puder ser jogado por pessoas, o futebol vai continuar a ser o desporto número um mundial. Na minha opinião, estamos a andar com excesso de velocidade”, advertiu o treinador.
Com 72 anos e atualmente retirado das competições oficiais, após uma longa carreira com passagens por nove países estrangeiros diferentes, Nelo Vingada recordou alguns episódios da mesma para explicar que o ideal é a equipa ser “a imagem do treinador”.
“Ao intervalo de um jogo, um príncipe árabe ordenou-me que substituísse um jogador. Não o fiz, ganhámos o jogo, mas, no dia seguinte, fui despedido. Perdi um prémio bem chorudo, que nem sequer reivindiquei, mas senti orgulho do que fiz. Mantive a minha integridade. O maior orgulho de um treinador é ele olhar para a equipa e poder sentir que é a imagem dele, como uma segunda família”, contou, perante a plateia de jovens.