O treinador sublinhou que não vai jogar à defesa, mas que será preciso um Marítimo nos seus melhores dias para derrotar o Benfica e ganhar a final
Corpo do artigo
Nelo Vingada, treinador do Marítimo, abordou a final como um jogo diferente, sem qualquer relação com os dois que perdeu no campeonato contra o Benfica e o final de temporada penoso da sua equipa, que perdeu nas quatro últimas jornadas.
Como é se prepara: "Felizmente, já tive algumas finais destas na minha carreira e uma final como esta já encerra em si uma grande motivação. Embora um jogador que vista a camisola do Marítimo tem por si só motivação em qualquer circunstância. Mas, recuperando as palavras de Alex Soares, ontem, as finais são para ser ganhas e se forem jogadas e bem melhor, será mais bonito e o que perdurará será o resultado. Já tive finais em que jogamos bem e perdemos e outras em que jogamos mal e vencemos".
Derrotas contra o Benfica sem marcar golos: "Este jogo encara-se numa situação diferente, é de festa para os dois lados a tensão é mais baixa do que nos Barreiros há 15 dias e onde eu próprio senti na pele o quão maltratado fui. Mas não há paralelo com os outros jogos, é diferente. Já vivi esta experiência para promover o futebol e nós vamos tentar fazer tudo para ganhar, sabemos que se ganharmos marcaremos com letras de ouro a história do Marítimo. No Benfica alguns já ganharam. Mas espero um Benfica determinado a querer ganhar e espero que os nossos se consigam transcender com os nossos argumentos e as nossas armas".
Últimas quatro derrotas no campeonato: "Não tem qualquer sentido ou ligação com este jogo, até porque quando fiz determinadas opções não deixei de ser alvo de forma injusta. Não jogamos com a mesma equipa. Perdemos, mas se tivéssemos ganho não haveria na mesma qualquer ligação é um jogo com motivação e paixão diferente. Não entrámos só para cumprir calendário, mas perdemos. Este é um jogo completamente diferente. Agarro-me ao exemplo dele [Rui Vitória]: quando jogou com o Benfica na Taça de Portugal, o Benfica era favorito e o V. Guimarães ganhou. Não é por termos perdido os dois jogos para o campeonato que vamos deixar de lutar contra o Benfica. Não me importo de ter perdido se agora ganharmos, mas só um Marítimo muito forte poderá ganhar ao Benfica".
Argumentos: "São diferentes, mas defendendo bem - não significa jogar à defesa - vamos tentar atacar e ser atrevidos, vamos ter uma postura diferente da que tivemos. Não há muito inventar, vamos tentar procurar o lado bom do Marítimo e com isso contribuir para que o Benfica mostre um lado mau. Não há impedimentos físicos nem castigos para este jogo, ao contrário de outros, que me levaram a momentos conturbados, portanto estamos no máximo para poder defrontar o Benfica".
Festa: "Os adeptos que venham assistir a um momento de festa. O estádio vai estar pintado de vermelho mas os adeptos do marítimo também merecem esse respeito. Alguns adeptos do Benfica não estiveram ao nível na Madeira., mas espero que seja um momento que os adeptos possam compartilhar e no final que ganhe o melhor e se for o Marítimo melhor para nós".
Taça da Liga é a salvação para a temporada: "Se perguntar a qualquer adepto do Marítimo, após uma época menos boa e se trocava isso por uma vitória na Taça da Liga, tenho a certeza de que dirão que sim. Mas mesmo que ganhemos, não invalida que a época, em termos globais, fica claramente aquém daquilo que o Marítimo poderia ter feito. Ficou qualquer coisa que não esteve tão bem e assumo a responsabilidade por isso, sem qualquer dúvida".