Ligação aos encarnados será válida por cinco temporadas e o Verdão irá receber uma verba em torno dos 25 M€ fixos e mais cinco em variáveis. Jogador pode despedir-se hoje contra o Atlético Mineiro
Corpo do artigo
Richard Ríos está a um pequeno passo de ser jogador do Benfica por cinco temporadas. Rui Pedro Braz, diretor desportivo do Benfica, viajou para o Brasil para se reunir com os responsáveis do Palmeiras e fechar o acordo, que, tudo indica, terá um valor global de cerca de 30 milhões de euros – 25 milhões fixos e cinco em variáveis.
Com a Roma fora da corrida, o Benfica intensificou os contactos com os dirigentes do Verdão, cuja presidente, Leila Pereira, é conhecida por ser uma negociadora exigente. Por outro lado, o Palmeiras não é um clube desequilibrado financeiramente e é famoso por vender bem, ou seja, caro. Sobretudo, os jovens da formação, o que dá margem aos seus dirigentes para manterem uma postura inflexível durante o processo negocial noutras situações, como no caso de Richard Ríos, que completou 25 anos em junho.
Embora não tenha sido uma operação simples devido ao elevado custo, a verdade é que o acordo está alinhavado, faltando pormenores para ser concretizado, o que deve acontecer nas próximas horas. Richard Ríos falou telefonicamente com Rui Costa, presidente do Benfica, e ficou impressionado com a possibilidade de dar sequência à carreira na Luz, tendo, por isso, assumido de imediato um compromisso com o líder encarnado. Recorde-se que as águias irão pagar um montante na ordem dos 2,5 milhões de euros anuais limpos ao jogador.
O Palmeiras tem 70 por cento dos direitos, o Guarani tem 13,4 por cento, o Flamengo 6,6 por cento e os restantes 10 estavam nas mãos do jogador, que abdicou dessa percentagem para facilitar o negócio. Face aos últimos desenvolvimentos, é provável que Richard Ríos faça o seu derradeiro jogo pelo Verdão hoje, diante do Atlético Mineiro. O jogador iniciou a carreira no seu país, a jogar futsal, mas emigrou cedo para o Brasil para atuar no Flamengo. Seguiu-se uma rápida passagem pelo futebol mexicano (Mazatlán) e o regresso ao Brasil para jogar no Guarani, primeiro, e mais tarde no Palmeiras, onde cumpre a terceira temporada.
De resto, o “Globoesporte” adianta que o FC Porto também tentou o jogador e chegou mesmo a apresentar uma proposta de 15 milhões de euros por 50 por cento do passe, montante rejeitado de imediato pelo clube brasileiro. Agora, Ríos vai ter a primeira experiência na Europa, num dos grandes de Portugal.