Presidente do PSG e da ECA participou em videoconferência na XII Cimeira de Presidentes
Corpo do artigo
Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG e da ECA, e Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, participaram na XII Ciméira de Presidentes, em Coimbra, por videoconferência e mensagem de vídeo, respetivamente, focando o seu discurso e raio de cooperação com os organismos portugueses no travão à Superliga Europeia.
“Juntos, somos mais fortes. Na ECA, damos voz aos clubes nas decisões que dão forma ao futebol, independentemente da dimensão desses emblemas. Com Pedro Proença e a European Leagues, travámos a 'não tão Superliga', que teria destruído as competições domésticas. E vamos certificar-nos de que essa ameaça não voltará. Quanto mais os clubes portugueses contribuírem para a ECA, mais o futebol português beneficiará. Portugal tem um lugar especial no futebol. Para um país com 10 milhões de habitantes, vocês têm um impacto incrível no futebol, com 11 troféus europeus conquistados pelos vossos clubes e o vosso campeonato sempre bem colocado no ranking", asseverou Nasser Al-Khelaifi.
Aleksander Ceferin também deu ênfase à luta contra a Superliga: “Devemos permanecer atentos perante as ameaças ainda colocadas pelos defensores da denominada Superliga. Este momento representa uma excelente oportunidade para demonstrar àqueles que pretendem minar a pirâmide do futebol que todos neste fórum (UEFA, Clubes e Ligas) estão mais unidos do que nunca. O lema da UEFA é ‘We care about football’, o que significa que nos preocupamos com todos os clubes, não apenas os da elite. Em todos os níveis desta pirâmide, o mérito desportivo é fundamental e as ligas e taças domésticas devem ser a única via de acesso às competições europeias de clubes. Não pode ser baseado em privilégios. Tal seria contrário à essência do próprio futebol."