Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães, na antevisão do jogo contra o Sporting
Corpo do artigo
Do Dragão para Alvalade: “Queríamos chegar à final da Taça de Portugal e os dois jogos contra o FC Porto foram muito equilibrados. Ficámos com a sensação que podíamos ter chegado à final, mas foi um capítulo que fechou e. no dia a seguir [ao jogo contra o FC Porto], já tínhamos o foco no campeonato. Não adianta estar a lamentar. Temos cinco jogos pela frente e temos metas e objetivos para alcançar. Se queremos fazer história e se queremos escrever uma página bonita neste clube, temos de olhar para cada jogo como uma oportunidade de irmos em busca daquilo que pretendemos. Vamos jogar em casa do líder do campeonato, que está motivado e tem mostrado qualidade ao longo da época. Para nós é mais um teste e uma oportunidade para conseguirmos aquilo que queremos. É difícil? Vamos ver como é que o jogo decorre e da forma como somos capazes de entrar no jogo”.
Estratégia para defrontar o Sporting: “Para estarmos perto de ganhar, temos de ser Vitória, olhando o adversário olhos nos olhos. O Sporting está motivado, o estádio vais estar cheio, num ambiente fantástico, mas os jogadores do Vitória também gostam disso e estamos habituados a esse ambiente na nossa casa. A última derrota do Sporting no campeonato foi contra o Vitória e isso aconteceu porque fomos Vitória. Amanhã espero que a equipa esteja serena e tranquila, sabendo controlar as emoções por tudo o que esteja à volta no estádio. Defensivamente temos de ser uma equipa compacta e solidária, fechando os espaços interiores e o ataque à profundidade, porque o Sporting aproveita bem esses momentos. Temos de ser autoritários e corajosos para ferir o adversário. Não podemos ter medo de ter bola”
Recuperação de Afonso Freitas: “Só tenho boas dores de cabeça quando tenho todos os jogadores disponíveis, mas o Afonso Freitas recuperou e está disponível. É menos uma dor de cabeça para o lado esquerdo da defesa”.
Bruno Varela titular: “O Bruno Varela vai regressar. Temos dois bons guarda-redes e já tinha dito que os dois iam ter tempo para jogar”
Luta pelo terceiro lugar: “Se ganharmos estes cinco jogos que faltam para o final do campeonato, estamos mais perto do terceiro lugar. Portanto, não podemos desperdiçar essas oportunidades que temos e amanhã esta é uma grande oportunidade. No final do jogo não podemos ficar com aquela sensação que podíamos ter dado mais ou que podíamos ter outra abordagem, temos de ter uma abordagem à Vitória”.