Declarações de Moreno, treinador do V. Guimarães, na antevisão do jogo com o Casa Pia, agendado para as 20h30 de domingo.
Corpo do artigo
Depois dos triunfos frente diante do Chaves, do Estoril e do Portimonense, nas três primeiras jornadas da segunda volta, o Vitória de Guimarães procura, este domingo, o quarto triunfo consecutivo, no Jamor. Uma vitória sobre o Casa Pia significará a consolidação do quinto lugar e o aumento da distância pontual para o adversário que defronta e que está, ao fim de 20 jornadas disputadas.
Se ganhar no Jamor, o Vitória conseguirá a melhor série de vitórias seguidas da presente edição do campeonato. Esta época, já cometeu a proeza de obter quatro triunfos consecutivos, mas um deles foi para a Taça de Portugal, em Canelas. Esse é o grande objetivo de Moreno para a visita a Lisboa.
Depois de uma série de três triunfos, de que forma é que isso permitiu preparar melhor o jogo com o Casa Pia?
"A preparação não é diferente das outras semanas, mesmo quando vimos de derrotas. Vamos ter pela frente um adversário difícil, a classificação do Casa Pia diz-nos isso. Uma preparação séria, normal, consciente, responsável e com o objetivo tentarmos a quarta vitória consecutiva. Já tivemos uma série de quatro vitórias, mas com um jogo da Taça pelo meio, agora queremos uma série de quatro vitórias seguidas no campeonato."
O Vitória tem 19 golos marcados, muito abaixo das equipas que estão acima. O índice de eficácia preocupa-o ou não se importava de ganhar todos os jogos por 1-0?
"Não me importava nada de ganhar todos os jogos por 1-0. Preocupava-me mais se não criássemos oportunidades. Percebemos que temos criado algum volume ofensivo. Temos a questão da eficácia identificada, mas temos de ter maior eficácia em função das oportunidades que criamos, temos de perceber que podemos melhorar isso. Mas não me importava nada de ganhar os jogos todos por 1-0, porque isso dá-nos outros sinais. Ganhando esses jogos, valorizamos o nosso momento defensivo, em que a equipa tem sido bastante competente."
As condições em que está o relvado do Jamor poderão afetar a qualidade do jogo?
"Acredito que sim. Pela qualidade técnica dos atletas, ter uma boa relva ajuda sempre a qualidade de jogo, mas não nos podemos agarrar a isso. Não podemos controlar essa questão. O cenário naquele está também não é o mais agradável, aquele estádio é bom de se jogar mas em finais de Taça, com as bancadas cheias, não é o que vamos encontrar. Temos de nos adaptar à realidade. Queremos focar-nos apenas no que podemos controlar, a qualidade do nosso jogo, para sair de lá com os três pontos."
André André está de regresso aos convocados?
"Vai connosco e é uma solução. Estamos com alguma dificuldade e amanhã vocês vão perceber. Já está com mais uma semana de carga e está em condições de ser convocado. Se vai para o onze ou para o banco logo verão."
Limitações na escolha dos centrais para este jogo face a lesões e castigos
"Não vemos isso como problema. Preferia ter os 26 atletas aptos, mas não nos agarramos às ausências para este jogo. Amanhã vão ver se jogamos com uma linha de três ou de quatro. Posso garantir uma coisa:, o Tounkara vai jogar, se é ao lado do Amato ou com o Amaro e o Mikel, se é com uma linha de três ou de dois... Mas não vemos isso como problemas. Não nos podemos agarrar a isso. Problema foi quando no início da época perdemos 13 ou 14 jogadores que eram habitualmente titulares. Há soluções. Não me posso lamentar das ausências, mas sim olhar para as soluções e dar muita confiança aos atletas disponíveis."
Mikel está convocado?
"Não confirmo. Tenho sido muito concreto nas respostas, mas hoje deixo a resposta para amanhã. Tenho respondido muito diretamente a essas questões ao longo da época, mas por estratégia não vou comunicar se o Mikel vai ou não a Lisboa. O onze que vai iniciar o jogo terá muita confiança do treinador."
Lesões e jogadores que podem ser castigados se virem amarelo condicionam preparação dos próximos jogos?
"O nosso foco está apenas neste jogo. Temos atletas impedidos de dar o contributo por castigo, outros que ficam impedidos de jogar se virem o amarelo, mas, quem não colocar o pé neste jogo, falha os outros a seguir."
Acordo da SAD do Vitória de Guimarães com o Fundo V Sports
"Não trouxe alterações à nossa preparação. Sinto-me muito confortável a falar de coisas sobre as quais tenho conhecimento, quando mete papéis e escritórios sinto-me desconfortável e prefiro nem falar. Tudo o que seja futebol e meta papéis e escritórios não me deixa tão confortável para falar. Prefiro estar reservado sobre esse tipo de futebol que se trata nos gabinetes. Ao grupo, esta questão não afetou nada, nem sequer tema de conversa foi."
Uma vitória permite ao Vitória distanciar-se do Casa Pia na classificação. É um fator extra.
"Se vencermos o jogo ficaremos com mais cinco pontos do que o nosso adversário, mas ficaremos mais próximos do objetivo que traçamos, dos 24 pontos que fizemos na primeira volta. Temos nove, se ganharmos ficaremos mais próximos do objetivo. É isso que nos guia. Se ficarmos com mais cinco pontos que o Casa Pia isso deixa-nos satisfeitos. Só temos nove pontos na segunda volta, ainda estamos longe do nosso objetivo."
15863604