Ao longo da história, tricolores contaram com vários nomes de peso no plantel
Corpo do artigo
Nani é uma das contratações mais mediáticas do Estrela da Amadora nos últimos anos e que dá continuidade a uma longa tradição de ter internacionais portugueses no plantel, além de lançar jogadores para carreiras bem sucedidas. Ao longo de 92 anos de história, os tricolores contaram com vários jogadores que marcaram uma época na Seleção Nacional.
Alguns desses atletas passaram pela Reboleira antes de chegarem à equipa das Quinas. Foram os casos de Abel Xavier e Paulo Bento, na década de 90, e já no novo milénio, de Silvestre Varela e José Fonte. Este último foi, como Nani, campeão europeu por Portugal em 2016.
Outros optaram por assinar pelo Estrela da Amadora numa fase final das respetivas carreiras. Aconteceu com Rui Águas, na época 1994/95, e Luís Vidigal, em 2008/09.
A situação de Nani assemelha-se um pouco a estes dois últimos exemplos mencionados. Com uma carreira consolidada internacionalmente, que lhe rendeu 17 troféus, o extremo optou por um projeto mais modesto para jogar pelo clube da cidade onde nasceu, isto a poucos meses de completar 38 anos.
O ala treinou ontem pela primeira vez e, nas redes sociais, mostrou-se entusiasmado com o novo desafio. “Um dia feliz. Ansioso por começar uma nova etapa no Estrela da Amadora”, escreveu.
O curioso é que este não é o único internacional português no plantel liderado por Filipe Martins. Também Miguel Lopes vestiu a camisola da Seleção Nacional em quatro ocasiões. O defesa e capitão tricolou chegou a ser convocado para o Euro’2012, no qual Nani também esteve.
Apresentado num centro comercial
Por todo o trajeto no futebol internacional, a contratação de Nani causou um grande entusiasmo junto dos adeptos do Estrela da Amadora, que anseiam por ver o internacional português jogar com a camisola do clube. Mas, antes de o extremo se exibir no relvado da Reboleira, o que só vai acontecer na segunda jornada da I Liga, ante o Famalicão, a SAD vai dar uma pequena prenda aos apoiantes e organizar uma apresentação num centro comercial da Amadora. Neste evento, podem estar perto do mais recente reforço tricolor e também pedir autógrafos e tirar fotos.