Analisando o ano civil de 2019, o suíço supera em influência e em golos o sérvio cedido pelas águias ao Eintracht
Corpo do artigo
Seferovic, autor do seu quarto bis na presente época frente ao Feirense, reencontra na quinta-feira, no Estádio da Luz, a sua antiga equipa, o Eintracht Frankfurt. Um reencontro que surge precisamente na melhor fase da temporada para o suíço mas que, também, se dará numa altura em que, do outro lado, Jovic, avançado cedido pelas águias aos alemães, tem vindo a perder algum brilho. Aliás, analisando os rendimentos do helvético e do sérvio desde o início de 2019, o avançado que se apresenta mais em alta nesta fase para disputar quartos de final da Liga Europa é mesmo... Seferovic.
Desde o arranque do ano civil, Seferovic já apontou 15 golos nas várias provas oficiais disputadas pelas águias (em 19 jogos), ficando-se Jovic pelos sete tentos (em 15 encontros). Os dois avançados, que têm em comum terem vestido as camisolas de ambos os clubes e estarem, hoje, prestes a defrontar uma casa que conhecem bem, chegam aqui em ciclos distintos: enquanto Jovic teve um arranque fulgurante no Eintracht, que fez o clube alemão assumir que irá exercer a opção de compra do atleta e colocou os colossos europeus na pista do sérvio, Seferovic começou na sombra de Jonas, Ferreyra e Castillo. Foi em "escalada" que o helvético ganhou o seu espaço, passando de dispensável a essencial, tanto com Rui Vitória como com Bruno Lage. E, no microciclo de 2019, Seferovic tem "rebentado" a escala, pesando com 32,6 por cento dos 46 golos encarnados de janeiro até agora; no mesmo período, Jovic contribuiu com apenas 24,1 por cento dos 29 tentos do Eintracht. Quanto aos pontos que os golos marcados deram no campeonato, é o suíço o mais influente, contribuindo diretamente na conquista de seis pontos (fez os tentos das vitórias contra Rio Ave, Santa Clara e Tondela, ou seja, transformou potenciais empates em triunfos). Em igual período e no mesmo critério, Jovic "valeu" só três pontos.
Esta época, Seferovic tem 22 golos (18 na I Liga, onde é o líder dos goleadores), superando já o registo das três épocas no Eintracht: entre 2014 e 2017 no clube alemão marcara 19 vezes.
Suíço só perde para... Messi
Seferovic esteve de baixa por lesão durante duas semanas, mas voltou com o instinto matador no máximo, tendo entrado para decidir com o Tondela (1-0) e bisado no triunfo em Santa Maria da Feira, ante o Feirense (1-4). Três golos em dois jogos seguidos que aumentaram o pecúlio do camisola 14 dos encarnados no corrente ano civil para... 14 tiros certeiros, "score" que apenas é superado, em jogos de campeonato, pelo andamento estonteante de Messi, o mago do Barcelona que leva, só em 2019, um total de 18 golos.
Com uma sequência de oito golos nos últimos cinco jogos do campeonato espanhol, o avançado argentino supera tudo e todos, garantindo o primeiro lugar nesta classificação em que Seferovic surge em segundo, em igualdade de golos mas com menos minutos de jogo que Mbappé, do PSG, que apontou os mesmos 14 golos que o suíço do Benfica. De referir que este ranking de goleadores ganha mais expressão porque inclui todos os campeonatos na Europa, sendo de salientar ainda o facto de o ponta de lança das águias ter menos 267 minutos que Messi e menos 170 em comparação com o jovem dianteiro do campeão francês.
A ordem deste pódio, tendo sempre em consideração apenas jogadores de todos os campeonatos europeus, mantém-se quando a análise se refere a participação em golos, ou seja, no somatório de tiros certeiros e assistências. Neste capítulo, no corrente ano civil, Messi continua no topo da "classificação" ao deixar o seu cunho em 21 golos do Barcelona na La Liga, enquanto Seferovic surge mais próximo, com a participação em 19 golos do Benfica na Liga (14 tentos e ainda cinco passes letais), deixando mais longe Mbappé, que contabiliza 14 golos e duas assistências.