Contas aplicadas aos respetivos campeonatos isolam o campeão português no segundo lugar, antes de PSG ou City, por exemplo. Com Champions à mistura, registo seria ainda mais azul e branco
Corpo do artigo
FC Porto vai terminar 2018 em segundo lugar no campeonato europeu dos pontos conquistados entre as principais ligas do Velho Continente. A última jornada das ligas europeias que ainda contam disputou-se ontem e a Juventus confirmou a tendência com mais uma vitória e novamente com a assinatura de Cristiano Ronaldo. O português já havia dado aos italianos o ponto que faltava a meio da semana para assegurar o primeiro lugar entre os melhores do ano. Mas entendemos que a lista final só deveria ser publicada quando todas as equipas que ainda podiam sofrer subidas ou descidas no ranking jogassem. E isso sucedeu ontem. O domínio da Vecchia Signora em Itália continua esmagador e o resultado desta espécie de campeonato dos campeonatos acaba por não ser surpreendente, tendo em conta que, por norma, quanto menor a competitividade na luta pelo título, maior a probabilidade de se somarem pontos.
É neste sentido, também, que o feito da equipa de Sérgio Conceição é digno de ser assinalado. O FC Porto competiu, na reta final da época passada, no primeiro semestre do ano, com Benfica e Sporting. E no segundo semestre, primeira metade de 2018/19, até o Braga se juntou à luta. Na lista estão apenas os pontos somados nos respetivos campeonatos. O FC Porto consegue terminar um dos melhores anos da sua história à frente do PSG, por exemplo, que domina completamente a liga francesa. E isso também diz muito da força que a equipa azul e branca tem mostrado. Aliás, só dragões e Juve passaram de 2,5 pontos por jogo, em média.
Grosso modo, 2,58 pontos por jogo significa que, em média, em cada quatro desafios, o FC Porto ganha três e empata um
O prognóstico para a segunda temporada de Conceição não era tão favorável ao início. As derrotas com V. Guimarães e Benfica denunciaram um FC Porto mais fraco, mas a série de vitórias consecutivas que se seguiu acabou por elevar o nível e fazer desta segunda metade do ano um período praticamente igual à primeira metade (uma centésima apenas de diferença). Não há diferenças nem oscilações no que à média de pontos diz respeito e é por isso que os dragões saem a ganhar quando comparados com algumas equipas que tiveram uma primeira parte do ano exemplar, mas nesta caíram muito. É o caso do Manchester City e do Bayern, especialmente, mas também de Barcelona, embora neste caso a diferença seja menor. O Real Madrid caiu a pique e nem nos dez primeiros aparece. Quanto às outras equipas portuguesas - e isso diz muito de um campeonato dividido entre os quatro candidatos e os outros - aparecem no top 12. O Benfica foi a quinta equipa do ano. Braga e Sporting aparecem nos dois primeiros lugares fora do top 10.
Já agora, e a título de curiosidade, se incluíssemos a fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto seria a melhor equipa europeia em 2018. E se transformássemos em pontos as eliminatórias jogadas ainda na época passada, a Juventus continuaria à frente dos dragões, mas com uma diferença ainda menor. Um tónico para o que se segue e, já agora, um desafio para Conceição: bater em 2019 os 2,58 pontos em média por jogo de 2018.
Média de pontos por jogo
Juventus/Itália: 2,66
FC Porto/Portugal: 2,58
Paris SG/França: 2,5
Liverpool/Inglaterra: 2,38
Manchester City/Inglaterra: 2,36
Benfica/Portugal: 2,36
Tottenham/Inglaterra: 2,33
Bayern/Alemanha: 2,32
Nápoles/Itália: 2,29
Barcelona/Espanha: 2,24
Braga/Portugal: 2,24
Sporting/Portugal: 2,12