Dos líderes dos principais campeonatos europeus, apenas o Mónaco tem mais golos do que a equipa axadrezada. Os 14 golos marcados no campeonato colocam o Boavista no topo das equipas europeias mais concretizadoras, naquele que já é o melhor arranque de sempre em matéria de golos e de pontos.
Corpo do artigo
O Boavista soma e segue. Ao primeiro lugar no campeonato, em igualdade pontual com Sporting e FC Porto, junta-se o ataque mais eficaz da prova, com 14 golos marcados. Mora ainda no Bessa o líder dos goleadores, Bozenik, autor de cinco remates certeiros.
Os 14 golos marcados no campeonato colocam os axadrezados na elite do futebol europeu. Olhando os líderes dos dez principais campeonatos do ranking da UEFA, o Boavista apenas é superado pelo Mónaco, que já marcou 15. À frente dos boavisteiros não há mais ninguém, e ao lado apenas o todo-poderoso Manchester City. Alguns tubarões, como o Bayern Munique (11 golos), Liverpool (12), Arsenal (9), Barcelona (13), Juventus e Milan (ambos com nove) não lideram os respetivos campeonatos e somam menos golos marcados do que a equipa treinada por Petit.
Além de ter um registo goleador ao nível dos grandes da Europa, o Boavista tem ainda o melhor arranque de sempre à quinta jornada. Bozenik (5), Tiago Morais (3), Pedro Malheiro (2), Salvador Agra (1), Vukotic (1) e Bruno Lourenço (1) marcaram 13 dos 14 golos, pertencendo o outro a Filipe Relvas, central do Portimonense que marcou na própria baliza.
Suplente de Yusupha na época passada, Bozenik está a mostrar todo o seu potencial e lidera a lista dos marcadores, com cinco golos. Apesar do estatuto que tinha na época passada, deixou boas indicações e o Boavista optou por ficar com ele a título definitivo, pagando 850 mil euros, com o Feyenoord a conservar 15 por cento dos direitos económicos. O internacional eslovaco tem encantado os adeptos axadrezados, contribuindo, e muito, para o ataque feroz das panteras, que têm uma média de 2,8 golos por jogo. Um ataque arrasador que levou o Boavista a segurar a liderança no campeonato à quinta jornada, repetindo o registo de 1995/96, então sob o comando de Manuel José, também com 13 pontos, e da época 2001/02, com Jaime Pacheco, então com 12 pontos.
Malheiro e Bozeník em dúvida
O plantel do Boavista vai começar hoje a preparar o jogo de domingo, em Braga, depois de gozar um dia de folga. Pedro Malheiro e Bozenik serão reavaliados pelo departamento médico dos axadrezados, tendo em conta as lesões que sofreram contra o Chaves. O lateral-direito magoou-se na coxa esquerda e está seriamente em dúvida para deslocação ao Minho, enquanto o ponta-de-lança eslovaco sofreu uma pancada nas costas e acabou substituído por Jeriel De Santis.
17054828
17054750