Exibição espetacular do guarda-redes no Dragão não foi uma casualidade e acentuou dados muito interessantes que já vêm da última temporada
Corpo do artigo
Em casa do FC Porto, Ricardo Velho assinou uma exibição tremenda que colecionou elogios - a começar pelos adversários - e reforçou um estatuto que até pode passar algo despercebido para quem estiver menos atento, mas que não deixa margem para dúvidas.
O guardião do Farense não tem nas boas exibições uma situação casual, ao ponto de ter sido eleito o melhor da posição na última edição da I Liga. Há outros dados que o colocam em destaque até na análise com outros campeonatos europeus, mas podemos começar já pela exibição de domingo. É certo que não evitou o desaire (2-1) dos algarvios, mas Velho igualou Jhonatan, do Rio Ave, com mais defesas num só jogo (dez), curiosamente ambas em casa dos azuis e brancos. Além do número, também saltou à vista a dificuldade de várias intervenções.
Guardião igualou o número de intervenções num jogo esta época no campeonato (10) e chegou ao topo do acumulado até agora. Está referenciado por vários clubes europeus e tem cláusula de 10 M€.
Levou o prémio de melhor jogador em campo, que o médio portista Nico González considerou merecido por ter feito um “partidazo”, e chegou ao topo da tabela de mais defesas efetuadas até ao momento no campeonato: 24, mais duas do que o guardião dos vila-condenses. Dezassete dessas intervenções foram em remates na grande área e ainda teve seis saídas a soco, neste aspeto apenas uma atrás de Kewin, do Moreirense.
Já na época passada, Ricardo Velho, 26 anos, foi o sétimo guarda-redes das principais ligas europeias com maior percentagem de defesas (77,3 por cento) e despertou o interesse de vários clubes, como Dortmund, Sevilha e Watford. Em Portugal esteve associado ao Benfica, mas acabou por continuar em Faro, protegido por uma cláusula de dez milhões de euros. O contrato é válido até 2026.
Marco Matias pára três semanas
Marco Matias lesionou-se no treino que antecedeu a visita ao Dragão, com uma tendinopatia no tendão de Aquiles na perna esquerda - inflamação que geralmente ocorre causada por esforço repetitivo.
O extremo de 35 anos deverá ficar afastado dos relvados nas próximas três semanas, falhando possivelmente Arouca, Aves SAD e Estoril.