Clubes não são obrigados a libertar os seus jogadores
Corpo do artigo
O Campeonato do Mundo de Sub-20 está aí à porta e, segundo O JOGO apurou, Prestianni é um dos nomes que o selecionador argentino, Diego Placente, tem na sua lista para marcar presença na competição que irá decorrer no Chile de 27 de setembro a 19 de outubro. Porém, ainda não é garantido que o dianteiro de 19 anos venha a marcar presença na prova porque essa é uma questão que ainda irá merecer avaliação por parte de Bruno Lage com os responsáveis pelo futebol das águias.
Apesar de ser uma competição oficial da FIFA, a prova não faz parte da chamada Data FIFA, ou seja, os clubes não são obrigados a libertar os seus jogadores, ficando tudo dependente de uma negociação entre as federações e os proprietários dos passes dos atletas. No caso de Prestianni, ao que apurámos, o plano de afirmação do jogador pela equipa principal justifica o adiamento da resposta do Benfica à federação argentina para uma data mais próxima do início do torneio.
Contratado em janeiro de 2024, num investimento que ascendeu a 9,5 milhões de euros, Prestianni fez apenas um jogo pela equipa principal na primeira meia época, tendo acrescentado mais 14 aparições na época passada. No arranque de 2025/26, Bruno Lage lançou jovem avançado na ponta final dos dois jogos realizados pelo Benfica, primeiro como segundo avançado na Supertaça e depois como extremo-esquerdo em Nice, numa polivalência que poderá render ao futebolista outro estatuto na equipa principal. A eventual contratação de outros reforços para o ataque, sobretudo extremos, também terá peso na avaliação final dos encarnados, com os argentinos em espera.