José Gomes, treinador que orientou o futuro avançado dos encarnados quando comandava o Rio Ave na época passada, considera que o ex-Nápoles pode jogar na frente com Seferovic e De Tomás.
Corpo do artigo
Há muito referenciado pelos encarnados, Carlos Vinícius já está fechado e deve ser apresentado nas próximas horas como novo reforço do Benfica. O avançado brasileiro cumpriu ontem os exames médicos na capital portuguesa e deverá assinar por cinco anos, num contrato que prevê o pagamento de um salário de um milhão de euros limpos por ano.
Vinicius foi autor de 16 tiros certeiros na última temporada, divididos entre Rio Ave e Mónaco
Aos 24 anos, e depois de ter representado o Rio Ave na primeira metade da última época e da passagem pelo Mónaco a partir de janeiro, o atacante volta a Portugal para realizar o sonho de jogar num grande clube. Para José Gomes, treinador que o orientou no Rio Ave, Carlos Vinícius está pronto para o desafio.
"É um jogador com um potencial enorme, muito potente. Cria linhas de passe para golo com muita facilidade e, pela forma explosiva como se move, tem um tipo de movimentos que entra muitíssimo bem na última fase de organização ofensiva do Benfica", analisa José Gomes.
Ao nosso jornal, o atual treinador do Reading lembra que Carlos Vinícius é "rapidíssimo" e pode encaixar perfeitamente na frente, seja com Seferovic ou Raúl de Tomás. Apesar do físico e de ser "forte", o ex-jogador do Nápoles, emblema que deve encaixar cerca de 17 milhões de euros, sabe descair para outros terrenos.
"Tem características para jogar sempre na linha do último defensor. Mesmo que saia uma ou outra vez para apoiar os médios e para fazer jogo combinativo, para tirar rendimento das características dele, o Vinícius tem de ter liberdade para jogar na linha do último defesa. Depois é muito rápido e muito inteligente na forma como se movimenta em direção ao golo", explica Gomes.
Autor de 16 tiros certeiros na última temporada, divididos entre Rio Ave e Mónaco, Vinícius será ainda útil quando os encarnados necessitarem de "movimentos de rutura" na frente. "Aí, ele pode dar aquele movimento decisivo para criar oportunidades de golo. O Vinícius entra muito bem aí", diz.
Avançado brasileiro está garantido como reforço das águias e deve assinar por cinco anos, num negócio que custa 17 milhões de euros ao clube da Luz
José Gomes descreve o futuro reforço como um "jogador cumpridor, com muita vontade de aprender e sempre disponível para trabalhar". "Nunca falhou um treino e, a manter as características que apresentou no Rio Ave, vai lutar pela titularidade. Isto se não se impuser logo como titular", perspetiva o treinador, às ordens de quem Vinícius marcou 12 golos.
Bruno Lage reconhece diferenças
Ao abordar a questão da competitividade (ver página 12), Bruno Lage foi questionado sobre Carlos Vinícius e admitiu indiretamente que este poderá ser reforço, concordando que se trata de um jogador com características diferentes de Jonas e João Félix. "Claro. Onde posso encontrar um Jonas e um Félix no mercado? Por isso é que custou 126 milhões de euros", respondeu, recusando falar de atletas em concreto. "O que pretendemos é criar um Benfica de presente e futuro. Primeiro, olhar para dentro e, depois, para outras questões pontuais", disse.
Sem fantasmas por João Félix e Jonas
Jonas retirou-se dos relvados, enquanto João Félix rumou ao Atlético de Madrid. No entender de José Gomes, é errado falar-se em algum tipo de pressão para Carlos Vinícius face à saída desta dupla. "Teve uma ascensão de carreira meritória e isso é algo que não pesa", garante o treinador do Reading.
11125062
Fé em Deus como suporte que fortalece
Cristão, Carlos Vinícius é um homem cuja vida assenta na fé em Deus, como nos descreve José Gomes. "Sustenta muito do dia a dia e abnegação no trabalho em toda a fé que tem. Isso ajuda-o muito", sublinha o treinador. Também por isso diz que Vinícius é forte psicologicamente.
Família é grande pilar do atacante
Pai de duas crianças, o futuro atacante do Benfica tem na família o grande pilar. Quis o destino que perdesse a mãe cedo, adversidade que soube ultrapassar. Antes disso, os golos eram sempre mostrados à mãe, que orgulhosamente exibia os vídeos do filho.
Ederson serviu de inspiração
Hoje titular da baliza do Manchester City, Ederson teve um percurso de ascensão similar a Vinícius, que tem o guarda-redes como referência. Ederson passou pelas camadas jovens das águias, Ribeirão e Rio Ave, até voltar à Luz e dar nas vistas.
Reencontro com Pedro Henrique
Durante as férias, o avançado esteve com Pedro Henrique, atacante da equipa B encarnada, que agora se prepara para reencontrar. Em Portugal, recorde-se, foi o Real Sport Clube que lhe abriu as portas do futebol luso.
Já equacionou abandonar o futebol
Com falta de recursos financeiros na altura em que estava no Grémio Anápolis, o avançado equacionou então abandonar o futebol, situação que também lhe passou pela cabeça quando a mãe faleceu.