Morita tem queixas e deve ser poupado: o onze provável de Amorim para o Sporting-Farense
Japonês teve dificuldades após dois jogos completos e Bragança espreita titularidade no meio-campo. Coates e Geny devem ser poupados
Corpo do artigo
Morita, depois de ter feito 90 minutos em cada um dos jogos contra Benfica e Rio Ave, deverá ficar fora do onze que vai defrontar o Farense. Isto porque, dada a quantidade de jogos desde o início do ano, Rúben Amorim tem dado especial atenção à gestão física dos seus futebolistas, utilizando a rotatividade para evitar problemas maiores, tais como lesões. O internacional japonês tem queixas musculares com alguma regularidade e deverá ser poupado este domingo, não só a pensar em compromissos futuros, como a receção à Atalanta na quinta-feira, mas também na necessidade de dar minutos a Daniel Bragança.
Trincão está de volta às opções porque o inchaço no pé esquerdo diminuiu. No sábado, ouviu elogios do treinador pela abnegação que demonstra e é mais uma solução para a frente, tal como Paulinho.
O médio português pode voltar a forma dupla com Hjulmand no meio-campo, à semelhança do sucedido no último jogo europeu com o Young Boys.
Na defesa, Coates vive o mesmo cenário que Morita e pode descansar. O uruguaio soma 30 jogos e a carga no joelho direito, no qual tem uma lesão crónica, motiva sempre cautelas. Assim sendo, Diomande pode ser desviado para a posição de central no meio e Matheus Reis jogar do lado esquerdo.
Geny Catamo também tem sido muito utilizado recentemente e saiu esgotado do último dérbi, razão pela qual desta vez poderá ceder o lugar a Ricardo Esgaio.
Em relação ao ataque, Amorim deve repetir o tridente titular diante do Benfica, com Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves, isto apesar de Trincão ter recuperado do traumatismo no pé esquerdo. “Apesar de ter aquela cara de menino, o Trincão resiste à dor. Está num bom momento e precisamos de todos”, declarou Amorim, baralhando o tabuleiro: “Não tem limite de minutos. É uma opção para jogar, porque não tem muitas lesões, nem, habitualmente, problemas musculares. Pode permitir descansar o Paulinho ou alguém do meio-campo, descendo o Pedro Gonçalves”.
Nuno Santos recupera lugar
Nuno Santos vinha de uma série de 12 jogos seguidos a titular até ser suplente com o Young Boys, voltando ao banco no dérbi, após jogar de início em Vila do Conde. Este domingo, o camisola 11 deve jogar de início, não só pela inclinação ofensiva que dá ao flanco canhoto, mas também pela provável presença de Matheus Reis no lado esquerdo do trio de centrais.
Onze provável do Sporting
Franco Israel; Eduardo Quaresma, Diomande e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Marcus Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves