Moreno sabe o que é festejar na Luz: "Sentiu um bocadinho mais aquela vitória..."
Treinador esteve no último triunfo dos vitorianos no Estádio da Luz, conseguido há 14 anos, integrando uma equipa que então era orientada por Manuel Cajuda.
Corpo do artigo
Moreno tem um bom argumento para motivar os jogadores para o jogo com o Benfica.
Se tomar como exemplo da sua experiência pessoal, o treinador poderá recordar a emoção de ter sido titular da última equipa vitoriana a vencer no Estádio da Luz, para o campeonato, poucos meses depois de ter eliminado o Benfica da Taça de Portugal.
A efeméride reporta-se a 14 de março de 2009, faz precisamente hoje 14 anos: o V. Guimarães bateu o pé às águias, numa época em que "contava com um excelente plantel e um grande treinador" recorda Milhazes. O antigo lateral-esquerdo dos vitorianos participou desse momento e relembra um Moreno "emocional, tranquilo e super inteligente", qualidades que considera importantes, agora, no novo papel. Além disso, frisa Milhazes, o técnico personifica "a raça normal de quem não gosta de perder" e "sente o Vitória de uma maneira diferente de todos."
O facto de ser natural de Guimarães e ter feito a formação no Vitória dá a Moreno uma perspetiva privilegiada para "assumir um papel fundamental no balneário", por essa razão, "sentiu um bocadinho mais aquela vitória sobre o Benfica." Nesse tempo, realça o ex-lateral, o V. Guimarães jogava olhos nos olhos e para ganhar", até porque, reforça, "se uma equipa vai para defender, arrisca-se a perder."
Acredita, por isso, que esse será o espírito na visita à Luz. Moreno, diz, "tem demonstrado o quanto vive o clube e o apoio dos adeptos", sempre exigentes. "Apesar das dificuldades, ele está a fazer um excelente campeonato", afirma, reconhecendo no ex-companheiro da defesa qualidades especiais. "É um treinador jovem, com boas ideias, que aposta na juventude e pôs a equipa a praticar bom futebol", detalha Milhazes, convicto de que Moreno tem tudo para terminar a época "no top cinco". Ora, é precisamente essa a meta do V. Guimarães: ficar num lugar que lhe garanta o acesso à Europa. Até lá, o ex-lateral vitoriano vai continuar a acompanhar a campanha de Moreno, desde a Suíça, ao serviço da formação do Composiers FC, onde joga "para manter a forma".
CD mantém multas ao treinador e à SAD
O Conselho de Disciplina (CD) da FPF julgou "improcedente" o recurso apresentado pelo Vitória às multas aplicadas a Moreno e à SAD. O treinador fora penalizado pelo facto de "durante todo o jogo" com o Braga ter estado "de forma permanente a dar instruções para dentro do terreno de jogo" e a SAD por ter permitido que este o tenha feito sem as habilitações exigidas. Resultado: multa de 786 euros a Moreno e 2499 euros à SAD.