Declarações de Moreno, treinador do Vitória de Guimarães, antes do embate com o Portimonense, da terceira jornada da Liga Bwin, para o qual André André ainda não está convocado.
Corpo do artigo
Mais tempo para preparar o jogo: "A semana foi mais longa, deu para preparar a equipa dentro do que é a nossa ideia, mas já noutras semanas mais curtas, e vocês sabem que nunca me lamentei, conseguimos preparar e a equipa esteve identificada com o que pedimos, em jogos em que não tivemos assim um microciclo semanal tão largo como este. Recorrendo a imagem, à comunicação, conseguimos sempre preparar os jogos. Esta semana é diferente, é verdade, com mais tempo e a possibilidade de preparar as coisas em campo, o que não quer dizer que a resposta seja melhor por isso, porque estamos a falar de futebol. Agora, a resposta da equipa ao longo da semana e as sensações com que vamos para Portimão são positivas. Tenho um grupo de jogadores fantásticos, que trabalham sempre no máximo, absorvem o que lhes tentamos passar e isso dá-nos conforto para o jogo."
Mais qualidade? "Acho que sim. Não sou eu que o digo, é o que a equipa tem feito dentro do campo. Nesta altura, e mesmo ao longo da época, dificilmente haverá uma equipa que consiga, ao longo dos 90 minutos, ter uma qualidade de jogo perfeita, porque isso não existe em futebol. A espaços largos, tem estado com essa qualidade de jogo e, acima de tudo, algo que me satisfaz muito: ao longo dos 93/94 minutos, sempre com uma vontade, uma união, uma humildade em campo que a mim, enquanto líder, me satisfaz muito. Só isto não chega, é verdade. É preciso qualidade, talento, e a cada jogo que passa a nossa equipa tem estado melhor. Nestes momentos, é importante fazer perceber que só vamos ser avaliados por aquilo que fizermos em Portimão. Não dá para relaxar. Foi muito bom o que fizemos, mas, neste momento, o que vale é o jogo de amanhã."
Portimonense: "Um treinador muito experiente, muito competente, o mister Paulo Sérgio, com quem trabalhei e orgulho-me muito disso. Vai começar a quarta época, e isso faz a diferença, essa estabilidade nos grupos de trabalho. Acompanha-o um grupo de atletas já bem identificados com os processos dele. Refiro-me ao Samuel, ao Willyan, ao Pedro Sá, ao Moufi, ao Ewerton. E isto é isto que vamos encontrar, dificuldades. Vêm de uma vitória categórica fora, jogam em casa, onde na primeira jornada não tiveram o resultado que pretendiam. Com tudo isto, ao reconhecer a qualidade do Portimonense, percebemos que vamos ter um jogo difícil. Mas, também já o disse aqui, na semana passada: nós também somos bons. Nós somos o Vitória e o único objetivo que nos faz ir a Portimão é ganhar, se possível, jogando bem, e continuar a nossa caminhada."
15104032
Muitos adeptos: "É sempre melhor ter os estádios cheios, se possível, com gente que nos apoia, que nos ajuda para a vitória. Eles acompanham sempre a equipa, mas parece-me que a equipa tem muita responsabilidade nesta motivação, e isso satisfaz-me, porque é fruto da resposta que tem dado nos jogos. Isso só aumenta a nossa responsabilidade : [há que] perceber que vamos ter o apoio, mas isso não nos pode dar qualquer tipo de comodismo para o jogo."
Dificuldade em fazer o onze: "Quero ter sempre dificuldade para ter o onze e tenho sempre dificuldade para escolher. Tenho e posso explicar porquê. Da forma como os atletas trabalham ao longo da semana, realmente, é difícil, tenho de dizer isto. E satisfaz-me essa dificuldade."
André André: "Não está convocado, esteve mês e meio parado, entrou com a pré-época a desenrolar-se. A primeira semana foi de readaptação ao esforço, não podíamos dar já cargas exageradas. Só está a levar as cargas ajustadas para esta competição há 15 dias."
Conversa com André André: "Partilho convosco sem problema algum a conversa que tive com André André, no primeiro dia. Ele não iria ser importante só dentro do campo. Ia ser muito importante, como já está a ser, fora do campo. E já tem dado o contributo dele à equipa pela forma como treina, como comunica com os atletas, pela exigência que coloca no treino. Neste momento, não está connosco na convocatória porque os índices físicos ainda não são os ideais para a exigência da nossa competição. É só por isso, porque, verdadeiramente, só há 15 dias está a treinar connosco; entrou no decorrer da pré-época, não teve nenhum jogo desses que preparam os atletas para a competição. Não teve isto e nós não podemos ir na emoção, mas na razão, e o que se passa é que não tem os índices que entendemos os melhores para abordar um jogo desta competição e por isso não está convocado para o jogo de amanhã."
15103633