Moreno Teixeira, treinador do Vitória de Guimarães, fez a antevisão da deslocação, esta sexta-feira a Famalicão
Corpo do artigo
Na antevisão da visita, esta sexta-feira, a Famalicão, Moreno Teixeira admitiu que a sua equipa necessita de apagar o recente histórico de resultados. Nos últimos quatro compromissos sofreu três derrotas e obteve um empate.
A equipa igualou pior série do campeonato, ao somar um ponto em nos últimos quatro jogos. Sente a equipa com fôlego para dar a volta, a começar já em Famalicão?
"Se formos para Famalicão com isso na cabeça, da série de quatro jogos sem ganhar, só nos vai complicar e condicionar o que queremos fazer. Temos de perceber o momento em que estamos, não é o melhor e perceber as razões que nos fez ter este tipo de resultados. O tipo de erros que estamos a cometer não tem nada a ver com falta de entrega e com a postura que pretendo dos nossos profissionais. Esse é já um caminho bom para o que queremos no futuro. Temos de fazer um reset, esquecer o que fizemos nos últimos jogos, aprender com os erros que cometemos, mas perceber que há 21 pontos em disputa e quer começam amanhã a ser disputados. Há três para somar e é nestes três que nos queremos focar. Mais do que falar é irmos para dentro do campo e provar, com ações, que somos o Vitória e confirmar o que fomos num passado recente."
Análise ao Famalicão
"É um adversário muito difícil, muito estável, a entrada do João Pedro [Sousa] veio dar isto ao Famalicão, com atletas a aparecer nesta fase da época e toda a gente a reconhecer que têm muita qualidade. Entendemos isso, mas mais do que olharmos para o Famalicão temos de voltar a ser nós. Isso é que é mais importante para o jogo de amanhã."
16169191
Com Bamba castigado, Jorge Fernandes ainda treinar condicionado e André Amaro lesionado, como é que vai resolver o problema da falta de defesas?
"Os problemas foram aparecendo ao longo da época, mas nunca me agarrei a ausências ou a média de idades. Os problemas foram aparecendo e estivemos cá sempre para resolver. Qual é a equipa que resiste a perder quatro ou cinco jogadores que foram quase sempre titulares até estes últimos jogos da época? Essa é uma das razões dos nossos insucessos. Não há como esconder isto. Temos de motivar os atletas disponíveis, é esse o caminho, a forma de trabalhar, incentivar os que estão disponíveis. Para eles serem jogadores do Vitória é porque percebemos que têm condições para representarem este clube. Esta é uma oportunidade para se mostrarem. Preferia ter todos os jogadores disponíveis. Nunca consegui repetir um onze, mas nunca me lamentei dessas dificuldades. Enquanto me derem a resposta diária e os comportamentos que temos visto nos jogos, vou continuar a defender os nossos atletas, sempre até ao fim."
Admite voltar a alterar o sistema em virtude das baixas no setor recuado?
"Admito tudo neste momento, jogar com uma linha de três ou de quatro. Pode ser tudo ajustável em função do jogo. Tudo é possível neste momento."
16168818
Está muito preocupado pelo facto de o Vitória ter sofrido nove golos nos últimos quatro jogos?
"Preocupa, claro, é óbvio que sim. Se não me preocupasse estaria a ser irresponsável. E não sou. Só com o trabalho diário podemos mudar isso e percebendo os atletas que temos. Não me lamento, mas sabemos quem temos para trabalhar. Não tenho dúvidas que os nossos atletas vão ser melhores no futuro com os erros que cometem. Os erros são normais nos atletas que temos. Em momentos da época fomos uma equipa sólida a defender e das defesas menos batidas, sabíamos nessa altura que tipo de atletas tínhamos em campo. Neste momento, não tendo a estabilidade que tivemos na equipa, para mim isto é normal. Não vou criar desconfiança, nem deixar ninguém para trás nenhum atleta. Entendo, tentamos corrigir, trabalhámos, preparámos o próximo jogo com estes atletas disponíveis, transmitindo-lhes confiança e a perceber que o erro faz parte. Noutros clubes estes erros passavam ao lado e o mais importante é os jogadores perceberem o clube que representam. Tem uma exigência muito grande."
Que tipo de jogo espera frente ao Famalicão?
"Os detalhes podem ser importantes. Não me agarro à sorte ou ao azar, mas nesta fase as coisas caem quase sempre para as equipas que estão nas etapas menos boas. Os detalhes não têm caído muito para nós e posso dar um exemplo sem tirar nenhum mérito ao Makouta. Mas quantos golos ele já fez de livre esta época? E que marque muitos. Mas este tipo de coisas acontece muito às equipas nestas fases menos boas. Mas atenção, o Makouta é um excelente profissional, que admiro. Temos de minimizar este tipo de detalhes que não têm corrido a nosso favor. Do jogo, espero um jogo difícil, frente a um adversário que tem bons jogadores, que são falados para ir para outros palcos, mas os nossos também são. Quero passar conforto à minha equipa. O que fizeram esta época não foi por acaso, mas sim pela qualidade que têm."
Já conta com algum dos jogadores que regressaram esta semana?
"O Tiago [Silva] está recuperado, vai para a convocatória. O Zé Carlos e o Jorge Fernandes, pelo tempo de paragem que tiveram, ainda é prematuro irem na convocatória, mas estão muito próximos do regresso."