Mora e José Fonte: central venceu o FC Porto três meses antes de o criativo... nascer!
Os dois protagonizaram o lance do golo dos dragões frente ao Casa Pia, no qual o jovem criativo "enganou" o defesa com uma "roleta".
Corpo do artigo
É um dos grandes golos da I Liga 2024/25. Rodrigo Mora marcou ao Casa Pia para dar a vitória (0-1) ao FC Porto sobre os gansos, na noite de sábado, num lance de antologia que, certamente, fará parte dos vídeos de "melhores momentos" do jovem criativo ao longo da carreira.
Antes de bater Patrick Sequeira com um remate já em desequilíbrio, o camisola 86 dos dragões "ludibriou" José Fonte com uma "roleta", ficando, logo depois, na cara do guardião casapiano.
Um lance que uniu dois jogadores em pólos opostos no que toca à idade. Fonte, o segundo jogador mais velho no campeonato - apenas superado por Nenê, do Aves SAD - e Mora, um dos mais jovens, apenas com 17 anos.
A diferença é de 24 anos e fica bem ilustrada numa curiosidade. Rodrigo nasceu no dia 5 de maio de 2007, já José Fonte era futebolista profissional. E, cerca de três meses antes de o jovem prodígio nascer, o internacional português, que se sagrou campeão da Europa em 2016, conseguiu a façanha de vencer o FC Porto em pleno Estádio do Dragão.
Aconteceu a 3 de fevereiro de 2007, quando o Estrela da Amadora, que Fonte representava na altura, bateu os azuis e brancos por 1-0, graças a um golo de Anselmo. O resultado acabaria por ter pouco impacto nas contas dos dois clubes: o FC Porto sagrou-se campeão e os tricolores terminaram num tranquilo nono lugar.