O ponta-de-lança foi decisivo nos dois últimos jogos, com dois golos que valeram seis pontos.
Corpo do artigo
De patinho feio a herói. Esta é, possivelmente, a forma mais resumida de descrever o percurso de Safira com a camisola do V. Guimarães.
O treinador José Maria Pratas, que trabalhou com o brasileiro na B SAD no início da temporada, frisou que Safira é "forte na tomada de decisão" e tem "uma capacidade de remate muito forte".
O ponta-de-lança, 27 anos, que chegou a Guimarães no último dia do mercado de verão, demorou a encontrar o caminho para os golos, fruto do natural período de adaptação, mas agora vestiu a capa de super-herói e foi o principal responsável pelos seis pontos conquistados nas duas últimas jornadas, fruto de dois golos decisivos.
No sábado, na deslocação ao reduto do Estoril, o brasileiro, que se estreou a titular, marcou o único golo da partida, isto depois de na jornada anterior, frente ao Chaves, aos 90+7', ter saltado do banco para marcar o golo que valeu a vitória à equipa de Moreno. Dois golos decisivos que atiram o avançado para o centro das atenções.
Percurso: ao serviço do V. Guimarães, o brasileiro soma três golos em 18 jogos
Esta temporada, e ainda antes de se mudar para o Vitória, Safira jogou pela B SAD, na Liga SABSEG, onde estava desde 2021/22 e onde foi treinado por José Maria Pratas. Nos quatro jogos realizados pelos azuis, marcou três golos, uma prova das qualidades que tem, tal como explicou o treinador.
"O Safira é forte na tomada de decisão, na distribuição de jogo e a aproximar-se das zonas de finalização. Tem uma capacidade de remate muito forte e finaliza bem com os dois pés", começou por elogiar José Pratas, que vincou, ainda, mais aspetos positivos do brasileiro. "Outras características do Safira são a capacidade de impulsão, o jogo aéreo e a agressividade, no bom sentido, que coloca no treino e depois transfere para o jogo. É preciso referir também que, apesar de ser avançado, ajuda muito nos aspetos defensivos", descreveu.
"Fiquei contente pelos dois últimos jogos dele; desejo que continue a afirmar-se"
Se para um clube trabalhar sobre vitórias torna tudo mais fácil, para um avançado acontece o mesmo quando se marca golos e, por isso mesmo, o treinador, que atualmente está sem clube, acredita que este pode ser "um momento bom" para Safira "se afirmar".
"O Safira é um jogador com uma forte capacidade de liderança e muito ambicioso"
"Fiquei contente pelos dois últimos jogos e desejo que ele aproveite esta onda e se continue a afirmar, acredito que tem capacidade para isso. As coisas boas trazem mais coisas boas, Deus queira que ele consiga agarrar esta oportunidade", desejou. Para o treinador, Safira "é um jogador com uma forte capacidade de liderança e muito ambicioso" e, por isso, "foi para um clube com as mesmas características".
15790178
15789863