O extremo, de 20 anos, tem um talento que começa a dar frutos. Pela segunda vez nos matosinhenses, Moisés Conceição ambiciona chegar longe na Liga Revelação e ser chamado à equipa principal.
Corpo do artigo
Não podia ser melhor: uma temporada depois, Moisés Conceição regressou ao Leixões e, no primeiro jogo, marcou o golo do triunfo diante do V. Guimarães (1-0). A pontaria certeira valeu três pontos, os primeiros na Liga Revelação.
Depois de uma passagem pelo Rio Ave, Moisés Conceição voltou para os matosinhenses e, na estreia, garantiu os primeiros três pontos
"Foi muito importante voltar e começar logo com um golo que garantiu a vitória à equipa. O Leixões é um clube com o qual simpatizo, que gosto muito, acolheu-me muito bem da primeira vez e desta vez não foi exceção", partilhou o extremo, de 20 anos, que contou ainda que o golo serviu de força para continuar a trabalhar todos os dias. "Dá uma motivação extra, é muito bom. Este ano, espero que as minhas exibições fiquem aliadas a muitos golos para ajudar a equipa a atingir todos os objetivos", frisou.
Antes de regressar a Matosinhos, depois de uma primeira passagem na época 2019/20, Moisés esteve na equipa sub-23 do Rio Ave. No entanto, a mudança para o Mar aconteceu por o Leixões "apostar muito na formação". "Aqui há uma aposta nos jovens. Sei que posso ser uma mais-valia para atingir os objetivos da equipa e, quiçá, chegar à equipa principal", explicou, contando ainda o ambiente que se vive neste regresso. "Está a ser uma adaptação muito boa. Estamos todos juntos nisto, com uma união fantástica dentro da equipa".
Desde a criação da Liga Revelação que a competição tem sido visto como uma montra para talentos, uma ideia corroborada por Moisés. "A Liga Revelação já provou muitas vezes que projeta jogadores para os campeonatos profissionais. Todos os que jogam aqui têm esse sonho e eu acredito que este é o clube ideal para me projetar", analisou.
Relativamente às metas para esta temporada, o dianteiro mostrou-se ambicioso. "O meu objetivo é ajudar a equipa sub-23 a conseguir chegar à segunda fase da competição. Espero fazer muitos golos que se traduzam em vitórias", concluiu.
Mística do clube pesou na escolha
No percurso futebolístico, Moisés Conceição passou por vários clubes nos escalões de formação, mas há dois que são especiais. "O clube que mais me marcou foi o FC Porto e, agora, o Leixões. Quando se muda para o Leixões é impossível não se ser deste clube", referiu o dianteiro, falando da mística dos dois emblemas. "Apesar de estar na segunda divisão, a nível de mística e de adeptos o Leixões é comparável. A massa adepta é menor, mas sente-se muito o clube. E isso também pesou na minha decisão de vir para cá jogar", explicou.
O pai entre as maiores referências
Moisés Conceição enumerou as maiores referências que tem no mundo do futebol, colocando três nomes em cima da mesa, entre eles o pai Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. "O meu grande exemplo de trabalho e foco é o Cristiano Ronaldo, que atingiu patamares elevados, apesar de, neste momento, o meu jogador de eleição ser o Mbappé. E também vejo o meu pai como referência. A nível de trabalho e de esforço, por tudo o que passou na vida e por tudo aquilo que conseguiu, é um exemplo para mim", contou.
Desejo de agarrar a oportunidade
A ambição de Moisés passa por chegar à equipa principal do Leixões, mas até lá vai aproveitar os ensinamentos dos sub-23
Chegar aos campeonatos profissionais faz parte dos planos do extremo que, a curto prazo, ambiciona ingressar na equipa principal do Leixões e, consequentemente, disputar o segundo escalão do futebol português. "Trabalho muito para ter essa oportunidade. Sou muito profissional todos os dias para chegar onde quero, não me acomodo a nada. Apesar de tudo, sou uma pessoa muito esforçada e sei que nada nem ninguém me vai dar nada. Sei que um dia mais tarde este esforço vai traduzir-se em muito sucesso", expôs Moisés, garantindo que até surgir a oportunidade vai continuar a trabalhar nos sub-23: "Até chegar à equipa principal, sei que nos sub-23 também estou muito bem. Tenho uma equipa técnica e um conjunto de jogadores que me ajudam imenso, e sei que posso evoluir aqui", agradeceu.