
Um triunfo no Restelo, sábado, perante o Belenenses, arruma com a questão do segundo lugar. O habitual era deixar para a última
Corpo do artigo
Cinco anos depois, o Sporting está a uma vitória nas próximas duas jornadas, frente ao Belenenses ou ao Nacional da Madeira, ambas fora de casa, de conseguir a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões em tempo recorde, isto comparando com os outros quatro apuramentos imediatos para a mesma competição. Nas épocas 1999/00, 2005/06, 2006/07 e 2007/08, as confirmações ficaram sempre guardadas para a última ronda do campeonato, mas nesta campanha, sob a orientação de Leonardo Jardim, a equipa leonina pode assegurar já no Restelo, sábado, a partir das 19h15, um encaixe mínimo de 8,6 milhões de euros.
O objetivo prioritário estabelecido pela SAD verde e branca para esta temporada está, pois, a curta distância, dada a vantagem de oito pontos para o terceiro classificado, o FC Porto. Independentemente daquilo que o encontro no Estádio do Dragão com o Rio Ave possa ditar dentro de uma semana, o Sporting assegura a segunda posição do pódio se vencer no Restelo.
Sofrer mais ou menos, esse é um detalhe que está agora nas mãos (ou nos pés) dos jogadores leoninos, os quais podem fazer história, mesmo terminando o campeonato como vice-líderes, atrás do Benfica. Na temporada 1999/2000, a qualificação e ainda a decisão da atribuição do título nacional foram assuntos que se arrastaram até à ronda final da Liga, com os leões, então comandados por Augusto Inácio (atual diretor-geral), a golearem o Salgueiros e a festejarem a dobrar em Vidal Pinheiro.
Nas épocas 2005/06, 2006/07 e 2007/08, sempre com Paulo Bento no papel de treinador, o Sporting teve de ser competente no último capítulo e vencer para garantir os milhões de euros - mas só numa ocasião voltou a discutir simultaneamente acesso direto à Champions e título nacional (2006/07), embora sem o sucesso duplo de 14 de maio de 2000.
Leonardo Jardim enfrenta assim a possibilidade de voltar a comandar uma equipa na principal prova de clubes da UEFA, depois de o ter feito nos gregos do Olympiacos na temporada transata.
